Passeio pedestre liga São Brás a Milreu pela calçadinha romana

Um passeio pedestre, orientado por uma arqueóloga, pela Calçadinha, entre São Brás de Alportel e as ruínas romanas de Milreu, […]

calçadinha romana de são brás_01Um passeio pedestre, orientado por uma arqueóloga, pela Calçadinha, entre São Brás de Alportel e as ruínas romanas de Milreu, em Estoi, está marcada para o próximo domingo, dia 28.

Tendo como tema “São Brás Romano” e como ponto de encontro, às 9h30, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, este percurso temático leva os participantes a desvendar os segredos da antiga via de origem romana, cujos vestígios arqueológicos se traduzem em dois troços de calçada, hoje designada por Calçadinha de São Brás de Alportel.

Embora para muitos desconhecida, a Calçadinha de São Brás de Alportel terá sido uma via terrena (estrada secundária) que terá feito, originalmente, parte do itinerário XXI de Antonino, umas das mais importantes vias de comunicação da antiga província da Lusitânia.

 

Milreu_04

No domingo, o percurso segue pelo caminho da Calçadinha e termina nas ruínas romanas de Milreu (Estoi), num passeio com cerca de 8 quilómetros, que dará a conhecer o local por onde poderia ter passado aquela antiga via que, de Ossonoba (Faro) prosseguiria em direção a Pax Iulia (Beja), e daí a Olisipo (Lisboa) e Emerita Augusta (Mérida) – capital da antiga província da Lusitânia.

O passeio “São Brás Romano” será orientado por Angelina Pereira, arqueóloga da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação Al-Portel. Os participantes poderão saborear os mais variados testemunhos ao longo de uma viagem pelo tempo do Império Romano.

A organização avisa que o passeio poderá ser anulado, caso as condições atmosféricas não permitam a sua realização.

A inscrição, gratuita mas obrigatória, deve ser feita para o email [email protected] ou pelo telefone 289 840 004.

Comentários

pub