Museu Municipal de Faro exibe documentário premiado “Azulejos. Una utopia cerámica”

O documentário “Azulejos. Una utopia cerámica” vai ser exibido no dia 12 de fevereiro, no Museu Municipal de Faro, às […]

Museu de Faro
Museu de Faro

O documentário “Azulejos. Una utopia cerámica” vai ser exibido no dia 12 de fevereiro, no Museu Municipal de Faro, às 18h00. O filme, do professor e historiador de arte Luís de Moura Sobral foi galardoado com o Prémio Documentário 2012 do Projeto SOS Azulejo e selecionado pelo Festival Internacional do Filme sobre Arte de Montreal – FIFA, em março de 2013.

Segundo explica a Câmara de Faro, «o Projeto “SOS Azulejo” nasceu da necessidade de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. Pretende dar a conhecer, estimular, premiar e encorar boas práticas em múltiplos domínios e áreas temáticas ligados aos azulejos históricos e artísticos portugueses, tanto de épocas passadas como do período contemporâneo».

“Azulejos. Uma utopia cerâmica” «é um road-movie gravado em Montreal, em Portugal e no Brasil que trata de compreender de que maneira o azulejo, uma forma de revestimento em cerâmica que conhece em Portugal há mais de cinco séculos uma fortuna singular, sem paralelo nos outros países ocidentais, se transformou ou tentou transformar numa forma superior de decoração monumental», acrescenta a autarquia.

O inquérito «é conduzido pelo historiador de arte Luís de Moura Sobral, professor na Universidade de Montreal. Recuando na cronologia, o realizador leva-nos de visita a alguns dos monumentos mais representativos desta modalidade artística, a começar pelo Metropolitano de Lisboa até aos grandes conjuntos da Época Barroca executados pelos Oliveira Bernardes, pai e filho, na primeira metade do século XVIII».

O documentário conta com dois jovens cineastas montrealenses de ascendência portuguesa, Andrew Lima e Robert Reis, como responsáveis da fotografia e do som.

O filme tem a duração de 52 minutos, é falado em francês, português e inglês, sendo legendado em português.

Comentários

pub