Livro de poetisa olhanense apresentado na Biblioteca Municipal Mariano Gago

A poetisa olhanense Maria José Fraqueza, de 80 anos, vai apresentar o seu mais recente livro de quadras populares “Roseiral de […]

roseiral_trovas_mjfA poetisa olhanense Maria José Fraqueza, de 80 anos, vai apresentar o seu mais recente livro de quadras populares “Roseiral de Trovas”, no dia 13 de fevereiro, às 15h00, na Biblioteca Municipal Mariano Gago, em Olhão.

A iniciativa é promovida pelo Elos Clube de Olhão, em colaboração com a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, e a apresentação vai estar a cargo de Armanda Dourado e Gisela Sinfrónio sendo que a autora vai também marcar presença na sala multiusos da biblioteca olhanense.

O primeiro livro de Maria José Fraqueza “Histórias da Minha Terra” foi publicado em 1989 e, no mesmo ano, a autora publicou “Apelidos e Alcunhas”, uma obra de poesia humorística. Segundo a Câmara de Olhão, «Murmúrios do Mar é uma das suas obras mais marcantes».

«Maria José Fraqueza escreveu também peças de teatro, é letrista de marchas populares e de temas interpretados por vários artistas. Também escreveu para jornais e participou em programas de rádio, tendo sido igualmente grande dinamizadora dos Jogos Florais e de outros eventos de cariz cultural», acrescenta a autarquia.

A Câmara de Olhão considera que «a poetisa tem sido ainda uma grande embaixatriz cultural do concelho de Olhão através das suas participações em concursos poéticos não só em Portugal, mas também no Brasil e em Itália, onde já ganhou inúmeros prémios».

Maria José Fraqueza está atualmente reformada da sua atividade como professora e criou na Fuseta, a sua terra, uma Casa Museu com todo o seu espólio artístico.

«Uma força da natureza e um exemplo de tenacidade e dinamismo: assim se pode descrever a vida cheia da olhanense Maria José Fraqueza», conclui a autarquia.

Comentários

pub