Já abriram as inscrições para a “nova” Rota do Petisco em Lagos e Aljezur no mês de Maio

Os concelhos de Lagos e Aljezur são os mais novos aderentes à Rota do Petisco, mas com uma diferença: é […]

rota do petiscoOs concelhos de Lagos e Aljezur são os mais novos aderentes à Rota do Petisco, mas com uma diferença: é que aqui o vasto cardápio de propostas de fazer crescer água na boca vai estar à disposição de todos de 1 a 29 de Maio.

É que, na sua sexta edição, a Rota do Petisco continua a crescer, desta vez tornando-se numa verdadeira odisseia de sabores a três partes. Em 2016, começa oficialmente a 1 de Maio, nos concelhos de Lagos e Aljezur, continua em Junho em Monchique, Silves e Lagoa, e termina em Setembro, no concelho de Portimão. É que concentrar tudo num só mês, como acontecia até aqui, já estava a ser difícil, devido à expansão dos locais percorridos por esta rota.

Com um número máximo de 80 inscrições para cada uma das etapas da Rota do Petisco, a organização já está a aceitar inscrições de estabelecimentos nos concelhos de Lagos e Aljezur. Os interessados deverão submeter a sua inscrição até ao final de Fevereiro.

A associação Teia d’Impulsos, que promove a iniciativa desde o seu início, salienta que «nos últimos cinco anos, a Rota do Petisco afirmou-se como uma referência no âmbito dos eventos gastronómicos no Algarve e revelou-se capaz de gerar um impacto económico muito significativo. Só em 2015, o valor total das Ementas da Rota vendidas aproximou-se dos 700 mil euros. Este é apenas um dos indicadores que revelam a importância do evento para a dinamização da economia local e a franca adesão do público».

É que a Rota do Petisco conseguiu «fazer renascer na região um conceito em vias de se perder: petiscar enquanto sinónimo de parar, romper com o quotidiano e conviver com aqueles que nos são mais queridos. “Ir à Rota” é já uma expressão comum no vocabulário dos barlaventinos. E muitos são os que aguardavam ansiosos pela chegada de Setembro, tempo de Rota, tempo de Petisco».

Só que, este ano, a espera promete ser mais curta.

Petiscos da Rota
Petiscos da Rota

O modelo de funcionamento da Rota do Petisco mantém-se, com paragens nos estabelecimentos aderentes ao evento, os quais apresentam a sua ementa da Rota, na modalidade de “Petisco” (prato+ bebida), com o preço unitário de 3e uros, e “ Doce Regional” no valor de 2 euros, enquanto os “petiscadores” que quiserem participar deverão adquirir o Passaporte da Rota nos postos de informação do evento ou nos estabelecimentos aderentes. E a partir daqui podem escolher, deliciar-se e colecionar carimbos por cada petisco consumido, podendo ganhar um brinde de participação ou habilitar-se a muitos prémios a sortear.

Tal como aconteceu o ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário, revertendo o custo de 1 euro na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais.

A Rota dos Pequeninos volta a ser uma aposta, desafiando os estabelecimentos a apresentarem uma ementa alternativa especialmente concebida para as crianças, ao mesmo preço da ementa principal da Rota seja na modalidade de petisco (3€) seja na de doce regional (2€).

Este ano, mais uma novidade dentro da Rota: a Rota do Mundo onde se divulgarão produtos de outras culturas.

E porque, a seguir a um bom petisco, também sabe bem uma bebida fora de horas, a Rota Noite Adentro continua a ser uma aposta para este ano.

No ano passado, na sua 5ª edição, a Rota do Petisco confirmou a consolidação do evento na região, expressa numa ampla adesão de locais e turistas. Em suma, nos 38 dias da Rota 2015 foram vendidas 242 416 Ementas da Rota (210 274 na modalidade “Petisco” e 32 142 na de “Doce Regional”). Este número significa que foi servida uma média diária de 6379 rotas. Comparativamente com a edição do ano anterior, a Rota do Petisco 2015 registou um crescimento na ordem dos 10%.

rota do petisco logoTraduzindo estes números em valores financeiros, a Rota do Petisco 2015 teve um impacto económico direto que a Teia d’Impulsos calcula em 695 106 euros, «um valor que ganha ainda maior significado quando colocado em confronto com o investimento feito no evento, estimado em cerca de 110 mil euros, maioritariamente suportado pelas parcerias estabelecidas e pelo trabalho voluntário de todos os que colaboraram na realização deste projeto».

«Este ano, com a expansão geográfica e temporal a Rota do Petisco promete trazer um crescimento exponencial», garantem os responsáveis pela iniciativa.

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela Associação Teia d’Impulsos, assente numa dinâmica de parcerias com entidades públicas e privadas e com o patrocínio oficial da cerveja Sagres.

Interessados em participar deverão entrar em contacto com a organização através do email [email protected] ou através da página de Facebook.

Clique aqui para conhecer o regulamento e ver a ficha de inscrição.

 

Comentários

pub