Inauguração da luz elétrica há 100 anos em Loulé motiva conferência

A conferência “Loulé inaugurou a luz elétrica há 100 anos”, apresentada pelo historiador João Figueira, vai ser apresentada na sala […]

loulé antigamenteA conferência “Loulé inaugurou a luz elétrica há 100 anos”, apresentada pelo historiador João Figueira, vai ser apresentada na sala polivalente do Museu Municipal de Loulé, no próximo sábado, 5 de março, às 16h00, precisamente na data em que se assinala esse centenário.

Em 5 de março de 1916, foi inaugurada a rede elétrica em Loulé, entrando assim no mapa deste “melhoramento” singular, a que a Exposição Universal de 1900 atribuiria a importância central ao anunciar o século XX “como o século da eletricidade”.

Durante um século de muitas e relevantes transformações, a eletricidade acompanhou essas mudanças e contribuiu mesmo para o sucesso de muitas delas. Passado este século, que balanço se poderá fazer deste processo no concelho de Loulé?

João Figueira, doutorado em História Económica pela Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, tem desde há cerca de duas décadas como tema central de investigação o sector elétrico português, que tem sido tema tratado em conferências e em diversas publicações.

Foi professor do ensino superior até 2010, e desde então investigador ligado ao GHES – Gabinete de História Económica e Social, do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.

Esta iniciativa é de entrada livre.

Comentários

pub