Festival de Percussão de Portimão mobiliza 150 músicos em cinco dias e cinco noites

Portimão recebe, entre 18 a 22 de Março, o V Festival Internacional de Percussão, promovido pela Academia de Música de […]

marco hang cello

Portimão recebe, entre 18 a 22 de Março, o V Festival Internacional de Percussão, promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música Joly Braga Santos, em vários espaços da cidade.

Em cinco dias e cinco noites, o Festival reunirá músicos de renome nacional e internacional, tais como Vincent Houdijk (Holanda), Sisco Aparici (Espanha), e ainda os portugueses Vicky Marques, Kabeção, Sérgio Almeida (Rhakatta), José Quezada (Velha Gaiteira), Keni B, Arantcha Joseph (Londres/Portugal), que vão apresentar Vibrafone, Marimba e Multi-Percussão, Bateria, Handpan, Percussão Africana, Bombos Tradicionais Portugueses, BeatBox e Dança Tribal Africana.

Do programa, fazem parte 10 workshops/masterclasses e cinco concertos, que se distribuirão por alguns espaços emblemáticos da cidade, como o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, o Jardim da Alameda e a Antiga Lota de Portimão.

O evento de abertura desta edição será o “50/50”, que reúne 50 bateristas e 50 percussionistas, no dia 18 de março, às 11h00 na Alameda da Praça da República de Portimão, seguindo-se às 12h00 uma Arruada até à Antiga Lota.

A primeira noite do festival terá lugar a 18 de março, às 21h30, no Grande Auditório do TEMPO, e será dedicada ao World Music. “HangCello Duo” irá por em cena Kabeção Rodrigues, considerado mundialmente como um dos melhores no Handpan – e um dos pioneiros em Portugal – com Ricardo Januário, violoncelista exímio e inovador no violoncelo elétrico, numa viagem mística pelos vários cantos do mundo.

quarteto
Os alemães Bassmonsters

Depois do sucesso da edição anterior, que reuniu mais de 15 contrabaixistas no palco do TEMPO, o Festival reúne-se novamente com o enContróbaixo para a sua segunda edição, trazendo o grupo internacional Bassmonsters (Alemanha), o primeiro ensemble da história a colocar quatro contrabaixistas em palco, numa combinação entre a Música Clássica e Rock. Trará também Jean-Christen Houde (Canadá / Orquestra Clássica do Sul), Gabor Bolba (Hungria) e Zé Eduardo (Portugal). No dia 19 de março, às 21h30, será uma noite de Clássicos do Rock no Grande Auditório do TEMPO.

No dia seguinte, a 20 de março, às 19h00, para a Sociedade Vencedora Portimonense, está marcado o Concerto Jazz Sunset, com Vincent Houdijk (vibrafone), considerado o Talento do Jazz Holanda 2016, compositor ativo e empreendedor em VinnieVibes e na Percussion Friends Academy, que se junta ao mestre do jazz português Zé Eduardo, no contrabaixo. Vão ser acompanhados por Vicky Marques, na bateria, exímio no cruzamento de influências em Etno/Latin Jazz. O concerto será seguido de um Open Stage Jazz Jam Session, pelas 21h30.

Sisco Aparici
Sisco Aparici

O mestre da música contemporânea Sisco Aparici (Espanha) apresentará “Hyle”, sua mais recente obra para marimba, preparada com instrumentos auxiliares, no dia 21 de março, às 21h30, no Auditório do Museu de Portimão.

O tradicional concerto de encerramento com todos os participantes terá lugar no dia 22, no Grande Auditório do TEMPO, às 21h30, sob direção artística de Vasco Ramalho e Bruno Vítor.

O Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão surgiu quase por acaso. O ano de 2011 teve um elevado nível de alunos de percussão do Curso Profissional de Lagoa e Vasco Ramalho decidiu criar um Ensemble de Marimbas, algo inovador em Portugal na altura.

Para apadrinhar este Agrupamento, convidou Ludwig Albert – um dos marimbistas mais conceituados a nível mundial – para um concerto e masterclasse. Estendeu o convite a Aldovino Mumguambe, antigo colega, para outro concerto e masterclasse no vibrafone. E assim nasceu o Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão.

 

Comentários

pub