Falta de visto do Tribunal de Contas impede obras na EN 125 de avançar

A concessão foi renegociada, as obras recomeçaram no troço da EN 125 entre Vila do Bispo e Faro, mas o […]

Nó EN2 Variante de Faro A concessão foi renegociada, as obras recomeçaram no troço da EN 125 entre Vila do Bispo e Faro, mas o Tribunal de Contas ainda não deu a luz verde ao acordo celebrado entre a Infraestruturas e Portugal e a concessionária Rotas do Algarve Litoral (RAL).

Isto leva a que o consórcio que ficou responsável pelas obras nesta estrada nacional, no Barlavento e centro do Algarve, não tenha ainda apresentado uma data para a conclusão das obras em curso e impede a empresa de capitais público de lançar concursos que permitam requalificar a via entre Olhão e Vila Real de Santo António.

O Sul Informação fez diversas perguntas à IP sobre o andamento das obras na EN 125, quer as que são responsabilidade da RAL, quer as que serão lançadas pela própria empresa, ao abrigo de um acordo atingido pelo anterior Governo, que determinou que todas as intervenções previstas para o Sotavento fossem retiradas da concessão.

No entanto, a resposta quanto à data de conclusão das diferentes obras já em andamento e sobre a previsão de quando começarão as obras entre Olhão e VRSA é apenas uma: tudo depende do Tribunal de Contas.

Na resposta dada ao nosso jornal, o IP diz que, no Sotavento, «o início da intervenção está ainda dependente da efetiva transferência da atual jurisdição privada deste troço para a jurisdição da IP», o que só acontecerá depois da luz verde do TC.

EN125 entre Olhão e Faro

Já as obras concessionadas à RAL deverão «terminar completamente até ao final do primeiro semestre de 2016». Mas, acerca de quais das oito intervenções em curso serão concluídas primeiro e quando, não há resposta, já que, segundo fonte da empresa, «o envio da nova calendarização das obras, pela concessionária, depende da decisão do Tribunal de Contas».

Esta situação não agrada aos autarcas do Sotavento, que querem ver a obra no terreno «o mais depressa possível». Segundo o presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho, o desejo é que «não se faça nada que leve à paragem do processo», para que as obras possam começar assim que haja visto do TC.

O também presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve adiantou que já foi agendada «para breve» uma reunião com a tutela, onde será abordada esta matéria. «Das conversas que temos mantido, ficou a ideia que não se irá alterar o modelo e que não haverá nova renegociação», disse.

Na parte concessionada da EN 125 este problema não se coloca, já que, como frisou a IP, «as obras continuaram e a concessionária está a avançar a um ritmo normal». Para já, é certo que foi falhada (por muito) a data inicialmente apontada pelo administrador executivo da RAL Rui Sousa, em Março passado, que estimava que as obras estivessem todas concluídas em Outubro de 2015.

Atualmente, há obras que, aparentemente, estão praticamente concluídas e outras que ainda se nota que demorarão muito tempo. A Variante do Troto, por exemplo, estará  muito perto de ser concluída, o mesmo acontecendo com a saída de Faro para Olhão da Variante de Faro. Por outro lado, na mesma via, o novo nó da EN2 ainda está numa fase preliminar, adivinhando-se que não estará pronto em breve.

Variante de Faro_Saída Faro Olhão

Obras «em fase de conceção, projeto, construção e requalificação» entre Vila do Bispo e Faro:

EN125 – Vila do Bispo / Lagos

ER125 – Lagos / Nó do IC4

IC4 – Nó da A22 / Faro

EN125 – Faro / Olhão

EN125 – Nó de Faro / EN2

ER125 – Variante de S. Lourenço / Troto

EN 395 – Guia (ER125) / Albufeira

EN125-10 – Faro (IC4) / Aeroporto de Faro.

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