Espaços culturais de Faro inauguram exposições de fotografia

A fotografia vai estar em destaque em duas exposições que estarão patentes em Faro a partir de hoje, quinta-feira, uma […]

Cartaz_EXPO_Spaces
Exposição Spaces

A fotografia vai estar em destaque em duas exposições que estarão patentes em Faro a partir de hoje, quinta-feira, uma no Teatro das Figuras, a outra na Galeria Trem. «Sete Círculos» e «Spaces» são os nomes das mostras, que podem ser visitadas até Junho e Abril, respetivamente.

O Teatro das Figuras acolherá a exposição «Sete Círculos», que junta fotografias de Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto e que estará patente até 4 de Junho. Esta mostra teve a sua génese «num livro sobre Lisboa, que pretende questionar os limites da cidade contemporânea», descreveu a Câmara de Faro.

«Pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspetivas sobre os limites das cidades, serão os objetivos deste projeto, que surge na sequência de um outro livro “Duas Linhas”, editado por Pedro Campos Costa e Nuno Louro em 2009, sobre a ocupação do território português e a sua paisagem», acrescentou a autarquia.

Pedro Campos Costa é arquiteto e já venceu diversos prémios, nesta área, tendo, igualmente, sido editor de diferentes revistas de arquitetura em Portugal e Itália. Eduardo Costa Pinto é licenciado em Arquitetura Paisagista e tem colaborado com diversos ateliers, em Portugal e Itália.

Na Galeria Trem, poderá ser vista até 9 de Abril a exposição «Spaces», que mostrará trabalhos do artista Rodrigo Bettencourt. Esta é uma iniciativa da Universidade do Algarve, através do CIAC, com curadoria da licenciatura em Artes Visuais desta instituição.

«Esta mostra de fotografia tem como ponto de partida a ideia do momento criativo, o momento e o lugar onde nasce a obra de arte. Assim, o artista tenta fugir ao retrato, que é um instantâneo, pois interessa-lhe mais um momento prolongado no tempo. De acordo com Rodrigo Bettencourt, este momento, estes gestos não têm idade, nem peso, nem mesmo forma precisa, mas têm ambiente, luz, e parecem nunca acabar. Como se o artista estivesse a vida inteira a fazer o mesmo, com resultados diferentes», ilustrou a Câmara de Faro.

Rodrigo Bettencourt é formado em Pintura, Desenho, Restauração, Fotografia e Vídeo e participou em várias exposições individuais e coletivas, tendo sido premiado por alguns dos seus trabalhos.

Comentários

pub