Documentário sobre João Benard da Costa no arranque das “Quintas de Cinema” em Loulé

O realizador Manuel Mozos vai estar no Cine-Teatro Louletano no dia 11 de fevereiro, às 21h00, para apresentar o seu […]

João Bérnard da CostaO realizador Manuel Mozos vai estar no Cine-Teatro Louletano no dia 11 de fevereiro, às 21h00, para apresentar o seu novo documentário “João Bénard da Costa: outros amarão as coisas que eu amei”, que chegou às salas de cinema nacionais em finais de 2014. A iniciativa marca o arranque da nova rubrica regular do Cine-Teatro “Quintas de Cinema”.

Segundo a Câmara de Loulé, «a premiada película de Manuel Mozos é uma homenagem ao cinema a pretexto da extraordinária vida de João Bénard da Costa, diretor da cinemateca portuguesa durante 18 anos, mas também ator, cinéfilo, escritor inspirado e leitor criativo. “Fundamental é a vida. A vida continua sempre. É de vida que fala este filme de morte.” Estas palavras, ditas pela boca de Bénard da Costa, encerram o documentário de Mozos».

A autarquia explica que a nova rubrica regular “Quintas de Cinema” representa «uma aposta clara na área do cinema, a qual se traduz em dois formatos: sessões de visionamento de películas atuais com a presença de realizadores, que debatem informalmente com o público; e desafios, em jeito de carta-branca, lançados a variadas personalidades (do Concelho de Loulé ou da região) para escolha de um filme marcante com posterior reflexão sobre o mesmo».

Nesta última modalidade estão previstas as participações, nos meses seguintes, de Priscila Soares e Alberto Melo (10 de março), Vasco Célio e Gabriela Soares (14 de abril) e João Romero Chagas Aleixo (26 de maio), sempre à quinta-feira, às 21h00.

A sessão com Manuel Mozos tem uma duração aproximada de 120 minutos (visionamento do filme e debate posterior), destina-se a maiores de 12 anos e os bilhetes custam 3 euros.

Comentários

pub