Crianças de Olhão descobrem aves da Ria Formosa com “Igloo”

O espetáculo multidisciplinar «Igloo» vai dar a conhecer melhor as aves da Ria Formosa e permitir aos alunos do 1º […]

cartaz IGLOO_OlhaoO espetáculo multidisciplinar «Igloo» vai dar a conhecer melhor as aves da Ria Formosa e permitir aos alunos do 1º ciclo de escolas do concelho de Olhão assumir o papel de protagonistas. O projeto da DeVIR/CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve será apresentado no Auditório Municipal nos dias 24 e 25 de fevereiro, às 10h30 e 14h00.

«Iglo» é um espetáculo/workshop onde os participantes têm a oportunidade de conhecer muitas espécies de pássaros da Ria Formosa, ao mesmo tempo que percebem como se constrói um espetáculo.

«Ao invés de propor um espetáculo acabado, “Igloo” desafia os participantes a montá-lo passo a passo: enquanto uns experimentam ser luminotécnicos, outros aceitam o desafio de construir parte da banda sonora; outros, ainda, assumem a responsabilidade de criar a cenografia. Ninguém fica de fora, a todos cabe a tarefa de idealizar o Igloo, esse pássaro mágico que todos trazemos dentro de nós», descreve a Câmara de Olhão.

Ao longo de 60 minutos, os mais pequenos ajudarão a montar um espetáculo de dança, teatro, animação e vídeo, que parte das aves «para se falar das pessoas, da atualidade, das migrações e da preservação dos recursos naturais, com ênfase na importância da Ria Formosa».

«Partilha, solidariedade, cooperação, diferenças, são palavras ouvidas e experimentadas por todos», salienta a autarquia.

Os alunos que participarem na iniciativa também levarão consigo parte do espetáculo, já que terão a oportunidade de construir um convite em forma de pássaro através da técnica do origami, para oferecer aos pais, «utilizando mapas onde se sugerem dois passeios a pé pela Ria Formosa, uma oportunidade de ver os pássaros no seu habitat natural».

Comentários

pub