Concentrações de utentes exigem mais qualidade no Serviço Nacional de Saúde do Algarve

As queixas são diferentes, mas isso não impediu várias Comissões de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve […]

hospital de Portimão6As queixas são diferentes, mas isso não impediu várias Comissões de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve de se juntarem em protesto, esta quinta-feira, e de voltar a sair à rua no sábado.

Hoje, a concentração aconteceu junto do Centro de Saúde de Silves e na extensão de saúde de São Bartolomeu de Messines, dentro de dois dias chegará aos três hospitais da região, em iniciativas agendadas para as 15h30.

As comissões de utentes pretendem, desta forma, chamar a atenção para diferentes problemas vividos nas unidades de saúde do Algarve. Em Silves e S.B. de Messines, foram reivindicadas «consultas diárias e melhoramento do funcionamento daquela extensão».

Num comunicado conjunto, os grupos de cidadãos anunciaram, ainda que haverá concentrações junto aos Hospitais de Faro, Portimão e Lagos, no sábado. Na capital algarvia, a batalha será «contra os tempos de espera das consultas externas, contra a perda de valências hospitalares, e por mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde».

«No Hospital do Barlavento Algarvio, a Comissão pretende alertar para o caos nas urgências e a possibilidade de encerramento da maternidade, bem como de outras valências e serviços. Em Lagos, a concentração terá como propósito lutar contra a degradação das urgências, pelo aumento do número de profissionais e melhoria das condições de trabalho, e também pela manutenção da maternidade de Portimão», acrescentam as comissões.

Para os promotores das concentrações, estas iniciativas «reforçam a importância da participação das populações em defesa de um serviço público de saúde que tem de ser de proximidade e de qualidade», defendendo que a fusão dos três hospitais algarvios «se revelou desastrosa».

Comentários

pub