Centro Ciência Viva do Algarve dá a conhecer as origens pré-históricas do Algarve

O Centro Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, está a acolher a exposição temporária «Origens Pré-Históricas do Reino dos […]

Centro Ciencia Viva FaroO Centro Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, está a acolher a exposição temporária «Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves» até ao dia 20 de Março, mostra que faz «uma retrospetiva do conhecimento arqueológico da região do Algarve que resulta de quase 150 anos de investigação».

Segundo o CCV farense «ex-libris da exposição» é uma placa gravada paleolítica, a que se juntam «dois grupos autónomos dedicados respetivamente à tecnologia e aos recursos utilizados pelos nossos antepassados».

«A exposição encontra-se organizada em sete painéis, apresentando uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, do Paleolítico Inferior (estimando-se a sua idade em cerca de 500 mil anos) à primeira Idade dos metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5000 anos)», segundo o CCV do Algarve. A mostra pode ser visitada entre as 10 e as 18 horas.

Além desta exposição, o centro também irá promover iniciativas que já fazem parte do programa mensal, com regularidade. É o caso da observação astronómica «Apresentação às estrelas», que em Fevereiro acontecerá no dia 26, entre as 20 e as 22 horas. Nesta sessão, além de uma apresentação prévia sobre um tema de astronomia, espera-se que seja possível observar o cometa C/2013 US10(Catalina), o que irá depender de condições meteorológicas favoráveis. A participação nesta sessão custa 2 euros para adultos e um 1 para jovens. Crianças até aos 12 anos não pagam.

Origens pre historicas do AlgarveTambém haverá as habituais «Manhãs de Ciência», destinadas a crianças entre os 5 e os 12 anos. No próximo sábado, dia 20 de Fevereiro, o tema do workshop será «Construção de fósseis». Uma semana depois, no dia 27, o tema é «Dinossauros e companhia». O custo, por participante, é de 4 euros e é necessário fazer pré-inscrição, através do email [email protected] ou do número 289 890 922.

O CCV do Algarve também está de portas abertas para acolher festas de aniversário de crianças entre os 4 e os 11 anos. Neste caso, há «um pacote de atividades diversificadas, de acordo com a faixa etária do aniversariante». «Da Festa fazem parte a visita aos espaços expositivos (espaços dedicados ao mar, aos aquários, ao apalpário, à sala da física e química da luz e da cor, à sala do cérebro e dos sentidos, à estufa, ao jardim energia sem fim, e à açoteia), e a realização de uma atividade experimental, selecionada pelo aniversariante. As Festas de Aniversário são dinamizadas por monitores com vários anos de experiência na divulgação da ciência e da tecnologia para crianças e jovens», segundo o centro.

Comentários

pub