BE de Faro quer que reuniões de órgãos autárquicos sejam transmitidas em direto

O Bloco de Esquerda quer que as Assembleias Municipais e as Reuniões de Câmara de Faro passem a ser transmitidas […]

Novo site de FaroO Bloco de Esquerda quer que as Assembleias Municipais e as Reuniões de Câmara de Faro passem a ser transmitidas em direto no site do município e irá apresentar uma moção nesse sentido na sessão descentralizada deste órgão autárquico, que irá ter lugar amanhã, segunda-feira, em Santa Bárbara de Nexe.

Exatamente por se tratar de uma reunião da AM que se realiza numa freguesia, em vez de acontecer nos Paços do Concelho, como é regra, os bloquistas consideraram pertinente avançar com a proposta «Pela transmissão de áudio e vídeo das sessões da Assembleia Municipal e da reuniões Públicas da Câmara Municipal de Faro».

«Num momento da história em que tanto se fala do afastamento entre os eleitores e os eleitos, é hora de facilitar o acesso dos cidadãos aos órgãos deliberativos e executivos do poder local, independentemente dos cidadãos poderem assistir presencialmente a estas sessões. Os órgãos eleitos, recorrendo às facilidades proporcionadas pela tecnologia da informação podem, facilmente, transmitir em direto a suas sessões públicas», defendeu o BE Faro, numa nota de imprensa.

A moção a apresentar pede à AM de Faro que delibere «transmitir as suas sessões, ordinárias e extraordinárias, em direto, através da Internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos, utilizando para isso os meios técnicos do município», bem como «disponibilizar para consulta a qualquer cidadão o áudio e vídeo registados durante as suas sessões no sítio web do município».

O Bloco de Esquerda recomenda, ainda, «que as reuniões públicas da Câmara Municipal de Faro sejam também transmitidas em direto, via Internet, nos formatos vídeo e áudio, e que seja criado um repositório das sessões no sítio do município».

Comentários

pub