Ala dos Namorados são os “convidados” especiais da Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016

O grupo Ala dos Namorados, que inclui o algarvio Nuno Guerreiro, é o “convidado” especial da Gala Lagoa Cidade do […]

ala dos namoradosO grupo Ala dos Namorados, que inclui o algarvio Nuno Guerreiro, é o “convidado” especial da Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016, que terá lugar este sábado, dia 20, à noite, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal.

Mas o programa começa umas horas antes. Assim, às 17h30 terá lugar a apresentação do livro “De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa”, da autoria da fotógrafa e investigadora de etnobotânica Susana Neves, com edição da Câmara Municipal de Lagoa.

“De Vento em Pipa – Quando a Vinha e o Homem Inventaram Lagoa” é uma obra de investigação, um ensaio que expõe a« forma como o vinho e a vinha, com determinação, foram construindo Lagoa desde a antiguidade clássica até aos nossos dias».

Trata-se, segundo a Câmara de Lagoa, de um «livro joia, cartonado e profusamente ilustrado com fotografias inéditas e gravuras de diferentes séculos, pertencentes ao espólio da Biblioteca Nacional», que faz «uma abordagem bela e inovadora da realidade vinícola de Lagoa».

Susana Neves é também autora da obra “Histórias que fugiram das árvores: um arboretum português”.

Uma hora depois, às 18h30, será inaugurada a exposição do “Concurso de Rótulos”, promovido pela autarquia, no âmbito da temática “Lagoa Sabor da Cultura – 2015 – Ano do Vinho e da Vinha”.

O certame contou com 42 participantes repartidos pela Escola Secundária de Lagoa e a Nobel Escola Internacional, que responderam ao desafio do Município para a criação de rótulos para garrafas de vinho, na categoria de tintos, brancos e rosés. O projeto contou com os produtores locais, que  também fizeram parte do júri de seleção.

Na Gala, serão conhecidos os vencedores e atribuídos os respetivos prémios por categoria.

Finalmente, às 21h30, terá lugar na sala principal do Centro de Congressos do Arade o espetáculo com a “Ala dos Namorados”, que, em vésperas de comemorar os 20 anos de carreira, regressa a Lagoa, com um disco em que revisita os grandes temas da sua carreira.

Os bilhetes estão disponíveis no Convento de S. José, em Lagoa.

A 24 de novembro passado, Lagoa foi eleita “Cidade do Vinho 2016”, no decorrer de uma reunião que o Conselho Diretivo e a Assembleia Intermunicipal da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho realizaram no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, onde o Município disputou a eleição com Ourém, Ponte de Lima, Santa Marta de Penaguião e Silves.

A Câmara Municipal salienta, em nota de imprensa, que «esta eleição representou o reconhecimento do esforço, dedicação e trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar da autarquia ao longo de 2015, “Ano do Vinho e da Vinha – Lagoa, Sabor da Cultura”, não só na divulgação da sua região vitivinícola, mas também na promoção do vinho nacional em diversos eventos, nomeadamente no “Lagoa Wine Show” – com o sucesso que lhe foi atribuído – e na Fatacil».

Depois da comemoração da vitória na candidatura, segue-se agora o tempo do trabalho. No âmbito do programa anual de ações culturais, de formação e sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional, explorando as suas particularidades e dando provas de criatividade, Lagoa promove dois eventos obrigatórios – a Gala do Vinho e a eleição da Miss Vindimas – mas vai ainda organizar «várias iniciativas ligadas ao setor e às áreas da cultura, educação e ambiente, entre outros, contribuindo para valorizar a riqueza, a diversidade e as caraterísticas comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património».

Comentários

pub