24 agentes turísticos frequentam ação de formação sobre Albufeira

24 agentes turísticos frequentam, desde a passada quarta-feira, uma ação de formação promovida pelo Município de Albufeira, com o objetivo […]

ação de formação para agentes turísticos em Albufeira24 agentes turísticos frequentam, desde a passada quarta-feira, uma ação de formação promovida pelo Município de Albufeira, com o objetivo de ampliar os conhecimentos destes profissionais acerca do concelho, onde o turismo ocupa papel primordial.

Estes profissionais ficam a conhecer no local igrejas, monumentos, locais naturais de interesse turísticos, espaços voltados para diversos desportos, unidades turísticas e de lazer, assim como ficam com bases teóricas em torno da História de Albufeira e do seu património material e imaterial.

Marcando o arranque da iniciativa, o presidente da Câmara de Albufeira deslocou-se na quarta-feira à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, para cumprimentar os 24 formandos que frequentam esta que é já a 4ª edição da ação “Conhecer e Valorizar”, que tem por objetivo melhorar os conhecimentos dos vários agentes turísticos a nível da oferta cultural, patrimonial, ambiental e turística do concelho.

“O que caracteriza o humano é a partilha do conhecimento”, sublinhou o autarca na apresentação de cumprimentos que fez aos formandos, realçando que “valorizar o que nos rodeia é também valorizarmo-nos e isso concorre para as nossas competências profissionais. Já lá vai o tempo em que um profissional de turismo dizia que ao estrangeiro que o mar ficava para um lado, quando ficava para outro”.

Carlos Silva e Sousa na ação de formaçãoCarlos Silva e Sousa acentuou que esta formação valoriza igualmente o destino turístico que é Albufeira, “a qual continua a lidar com o problema da sazonalidade, o qual tem que ser debelado com projetos e ações concretas”.

A propósito de projetos, o autarca informou os presentes que já está em marcha a valorização de diversos espaços, como a Praça da República, a área envolvente à Igreja Matriz e outros.

Durante a manhã do primeiro dia, houve uma exposição teórica em torno de diversos conceitos no âmbito do Turismo, e, após a sessão dos cumprimentos do presidente da Câmara, uma aula sobre a História de Albufeira, de onde se destaca a data de 1892, altura da criação do Real Instituto de Socorros a Náufragos, sob o alto patrocínio da Rainha D. Amélia.

Esta formação compreende 36 horas e oferece um certificado, que será entregue no último dia, a 15 de Março.

Comentários

pub