VRSA atribui nome de Almeida Santos a rua, Olhão expressa voto de pesar

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António expressou um voto de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Assembleia […]

almeida santosA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António expressou um voto de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos e, em forma de homenagem, anunciou que irá atribuir o seu nome a uma rua de Monte Gordo.

A autarquia vilarrealense recorda que Almeida Santos, hoje falecido aos 89 anos, vítima de doença súbita, era «frequentador assíduo» daquela localidade turística, muito tendo contribuído «para o desenvolvimento e para a consolidação turística da praia de Monte Gordo (freguesia de VRSA), com a qual mantinha laços de afinidade».

Através desta homenagem, a autarquia de Vila Real de Santo António pretende «distinguir o legado e a participação cívica e democrática de Almeida Santos».

Por seu lado, em nota de pesar assinada por Carlos Alberto Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, esta autarquia lamenta a morte de Almeida Santos que, «mais do que um histórico do Partido Socialista (PS), era um símbolo da luta pela democracia e pelos ideais de liberdade e justiça».

«Pessoa de trato simples e sincero, era adorado pelos socialistas e respeitado entre todos os outros quadrantes políticos. Deixa um legado imenso a Portugal, tendo dado sempre o melhor de si em prol de um País mais justo e equilibrado», salienta a nota de pesar da Câmara de Olhão.

Com uma longa e notável carreira política, Almeida Santos foi chamado a desempenhar algumas das mais altas funções do Estado, tendo sido condecorado, em múltiplas ocasiões, pelo seu mérito e excelência.

Ministro em vários Governos, deputado desde a I legislatura, membro do Conselho de Estado, presidente da Assembleia da República em duas legislaturas e líder parlamentar do PS, partido a que presidiu a partir de 1992, era atualmente seu presidente honorário.

Comentários

pub