Universidade do Algarve recebe seminário sobre neurodesenvolvimento

A Universidade do Algarve vai ser palco, nos dias 19 e 20 de fevereiro, do Seminário “Neurodesenvolvimento: Antes, durante e depois […]

GambelasA Universidade do Algarve vai ser palco, nos dias 19 e 20 de fevereiro, do Seminário “Neurodesenvolvimento: Antes, durante e depois da Escola, Dentro e fora da Sala de Aula”, uma iniciativa promovida pelo CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil.

Segundo o CADIn, o seminário é dirigido a pais, professores e profissionais de saúde e vai abordar «temas basilares em matéria de intervenção e inclui ainda um conjunto de Workshops subordinados a temas cada vez mais prementes como Perturbações do Sono, Bullying e Cyberbullying».

Ao longo de dois dias, «especialistas nas áreas da Psicologia, Psiquiatria e Terapia da Fala, Neuropediatria, Psicomotricidade, Pedopsiquiatria, Educação Especial e  Reabilitação do CADIn farão uma ampla reflexão sobre o diagnóstico de perturbações do Neurodesenvolvimento que surgem no ambiente familiar e nas escolas, a sua vigilância e as melhores práticas ao nível da intervenção», acrescenta o centro de apoio.

Do painel de oradores constam o Neurologista Pediátrico e Diretor Clínico do CADIn, Pedro Cabral, bem como o Psiquiatra e Diretor Científico do CADIn, Bernardo Barahona Corrêa.

Para o dia 19 de fevereiro estão marcado  quatro Workshops temáticos dedicados à Perturbações do Sono, Bullying e Cyberbullying, Intervenção em Contexto Escolar e Legislação de Educação Especial, a realizar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Já os temas “A Criança que não fala”, “A Criança que não aprende”, “que não segue regras” e “O Depois da Escolaridade Obrigatória” estarão em debate no dia 20 no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito.

O CADIn tem 13 anos de existência e tem «como base de atuação o apoio de muitas famílias no constante desafio de perceber que alguma coisa não está bem, explorar as suas causas e dimensões, bem como na procura de soluções. Tudo isto numa perspetiva multidisciplinar, integrada e em parceria com as escolas, os empregadores e a comunidade».

O programa deste seminário pode ser consultado em pormenor aqui.

Comentários

pub