Tertúlia Algarvia e Designers do Sul vão ensinar artes e ofícios tradicionais

Os ofícios tradicionais vão estar em destaque na programação do primeiro trimestre de 2016 da Tertúlia Algarvia, na Vila Adentro […]

Design & Oficios empreita2Os ofícios tradicionais vão estar em destaque na programação do primeiro trimestre de 2016 da Tertúlia Algarvia, na Vila Adentro de Faro.

O restaurante e espaço cultural farense alia-se à Associação de Designers do Sul (ADS) para promover diversas atividades em que o design se alia ao artesanato, além de mostrar os resultados da última edição do projeto «Design&Ofícios».

No dia 30 de Janeiro, realiza-se a primeira iniciativa, uma oficina de trabalho de máscaras de Carnaval com material reciclado. Esta atividade é destinada a crianças e jovens com idades entre os 5 e os 14 anos e é dinamizada pela artista visual Catarina Canelas.

No dia 27 de Fevereiro, há nova iniciativa, onde o artesão Domingos Vaz vai ensinar a fazer um cesto pequeno, através da técnica artesanal da cestaria em cana.

Para o dia 20 de março, está marcada uma aula de cozinha, durante a qual os participantes vão aprender a confecionar o folar de folhas. Também conhecido como folar de Olhão, este é um bolo tradicional da Páscoa algarvia e um dos mais doces e aromáticos do país.

O último evento deste programa é um atelier de empreita de palma com o artesão Custódio Cavaco. O atelier será dividido em duas sessões, uma no dia 9 e a outra no dia 16 de Abril, e os que nele participarem vão aprender a fazer um individual para pratos e panelas, recorrendo à técnica de empreita de palma.

A Tertúlia Algarvia também servirá de local de exposição dos produtos nascidos no âmbito do projeto Design&Ofícios, entre 30 de Janeiro e 30 de Abril.

bonecas de trapoO projeto Design&Ofícios, que vai na quinta edição, é dinamizado em conjunto pela ADS e pela Câmara de São Brás de Alportel.

«Consiste numa plataforma de transmissão da cultura tradicional, valorização das matérias-primas da região, bem como de incentivo aos designers, artistas e artesãos para desenvolverem os seus projetos pessoais, de uma forma sustentável, amiga do ambiente e com recurso a técnicas artesanais e materiais locais, tendo como objetivo desenvolver projetos experimentais e originais, no âmbito do eco design, do artesanato contemporâneo e das artes decorativas», segundo a Tertúlia Algarvia.

A exposição que estará patente no espaço de restauração e cultura da Vila Adentro «reúne uma diversidade de peças concebidas na residência criativa realizada em junho de 2015, em São Brás de Alportel, dentro de várias categorias, tais como: iluminação, decoração e mobiliário, e onde materiais como o barro, a cortiça, a madeira, a palma e a trapologia são uma constante».

Comentários

pub