Silves destaca papel do Castelo de Alcantarilha em exposição documental

O Castelo de Alcantarilha é o tema da habitual exposição documental patente nos Paços do Concelho de Silves, desta vez […]

castelo de alcantarilhaO Castelo de Alcantarilha é o tema da habitual exposição documental patente nos Paços do Concelho de Silves, desta vez até 29 de janeiro, numa mostra organizada pelo Arquivo Municipal.

Classificado como imóvel de interesse público, desde 1977, nesta exposição são dadas a conhecer as diferentes versões da origem deste monumento e a sua importância estratégica, uma vez que o castelo, apesar de recuado em relação à linha da costa, permitia fazer frente a ataques marítimos e eventuais desembarques de tropas inimigas.

Ao longo do tempo, o Castelo de Alcantarilha, cujas muralhas foram outrora compostas por seis baluartes em cada vértice e uma porta principal da vila, com um arco, foi sofrendo estragos, restando apenas, nos dias de hoje, pequenos troços das muralhas.

Apesar de tudo, este não deixa de ser «um imóvel de grande importância para a história de Alcantarilha e um símbolo desta vila, que nasceu e se desenvolveu à sua volta», salienta a Câmara de Silves.

Outros pormenores sobre o Castelo de Alcantarilha poderão, assim, ser conhecidos através desta exposição, que poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Comentários

pub