Ruben Faria em 2º na etapa e na Geral volta a ser melhor português no Dakar2016

Ruben Faria voltou hoje a ser o melhor piloto português no Dakar2016, tendo terminado a 2ª etapa, entre Villa Carlos […]

Ruben Faria_etapa_2_1Ruben Faria voltou hoje a ser o melhor piloto português no Dakar2016, tendo terminado a 2ª etapa, entre Villa Carlos Paz e Termas de Rio Hondo, na Argentina, no 2º posto, a escassos 20 segundos do vencedor da tirada, o australiano Toby Price (KTM). Na Geral, ambos estão separados apenas por 2 segundos. Mas ainda há muito Dakar para correr.

Depois de um curto prólogo e uma primeira etapa cancelada, o Dakar2016 começou realmente hoje, com esta 2ª etapa, que foi rápida, sem dificuldades de navegação significativas e que acabou por ser mais curta, terminando no CP4.

Toby Price (KTM) foi o primeiro a deixar a sua marca na corrida, com sua segunda vitória numa etapa no Dakar. Lutando nos tempos provisórios, ao longo de toda a Especial, com Ruben Faria, o australiano acabou por impor-se no final da etapa, agarrando a liderança na classificação geral com apenas menos dois segundos que o seu rival português.

Mas o piloto da KTM não teve um dia fácil, confrontado com um Ruben Faria que parecia muito confortável atrás do guiador da sua Husqvarna oficial.

O piloto algarvio ainda conseguiu recuperar o atraso inicial para o primeiro líder da Geral, que era o espanhol Joan Barreda.

Em declarações aos jornalistas no final da tirada desta segunda-feira, Ruben Faria disse: «ontem não houve nenhuma etapa especial e foi difícil fazer a ligação de 540 km debaixo de muita chuva. Hoje, comecei em segundo, atrás de Barreda. Mas forcei um pouco e acabei por apanhá-lo. Depois disso, rodei a uma boa velocidade. Não sei o que aconteceu, mas foi uma boa etapa. Tenho uma boa sensação com a moto, portou-se muito bem. Estamos no início da corrida, mas eu estou a sentir-me bem».

O piloto algarvio explicou ainda que «o Toby, vindo de trás, acabou por beneficiar da estrada marcada pelas motos que partiram à sua frente e dessa forma garantiu o 1º lugar na etapa».

Quanto à sua mota, Ruben diz que «a Husqvarna está perfeita e todo o trabalho de desenvolvimento que fizemos nos últimos meses começa a dar resultados. Vamos continuar com a nossa estratégia e gerir da melhor forma este Dakar que irá ser muito difícil».

Na etapa, o eslovaco Stefan Svitko (KTM) foi terceiro, a 1.28 minutos.

Quanto aos restantes portugueses, Paulo Gonçalves (Honda) fez hoje uma espetacular recuperação de lugares, ao terminar na 6ª posição, mesmo assim longe dos lugares de pódio que ambiciona.

Por seu lado, Helder Rodrigues (Yamaha) foi 16º, enquanto os dois pilotos nacionais que não correm em equipas oficiais de marcas, Mário Patrão e Pedro Bianchi Prata, foram, respetivamente, 32º e foi 57º.

A Geral de motos é agora comandada pelo australiano Toby Price, com apenas menos 2 segundos que o português Ruben Faria. Gonçalves é 7º, Rodrigues 15º, Patrão 32º e Bianchi Prata 56º.

Comentários

pub