Rua do Castelo de Loulé passa a ter acesso automóvel limitado

O acesso automóvel à Rua D. Paio Peres Correia (rua do Castelo), em Loulé, vai passar a estar restringido por […]

Colocação de Pinos Amoviveis na Rua D. Paio Peres Correia em Loulé - C.M.Loule - MiraO acesso automóvel à Rua D. Paio Peres Correia (rua do Castelo), em Loulé, vai passar a estar restringido por pinos, a partir de amanhã, segunda-feira. Os pinos a colocar são amovíveis, o que irá permitir que entre as 9h30 e as 12 horas, nos dias úteis, veículos de cargas e descargas acedam à rua.

Esta é a única exceção prevista, pelo que os demais veículos não terão acesso a esta artéria, que passa frente ao Museu Municipal. A medida da Câmara louletana visa «a salvaguarda dos interesses do comércio tradicional, pilar fundamental da dinamização do espaço urbano», segundo a autarquia.

A limitação do acesso automóvel nesta rua da zona nobre da cidade de Loulé é feito no âmbito do Programa de Requalificação do Espaço Urbano e da Zona Histórica da Cidade de Loulé, um projeto que pretende «legar às gerações vindouras um território valorizado nas suas referências, na sua identidade e na capacidade de acolher as dinâmicas urbanas e as iniciativas empresariais», segundo o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

«O esforço de preservação da memória coletiva dos Louletanos tem contado com o empenho de todos, a partir da consciência que só a preservação e a valorização do nosso património será uma base sólida para a construção de um futuro melhor e uma marca diferenciadora na região e no País. Foi por isso, por não estarmos contentes com o estado de preservação da nossa memória no Centro Histórico de Loulé, que o município avançou para a criação deste programa. É com esse espírito que o município vai recuperar espaços como o Solar da Música Nova ou o Palácio Gama Lobos», ilustrou o edil.

Vítor Aleixo apelou à compreensão e ao esforço de todos no sentido de se continuar «a valorizar o comércio tradicional, a requalificar o espaço público e a preservar o património, afirmando o concelho de Loulé como destino turístico com uma oferta diversificada de praia, de serra e de património cultural preservado».

Comentários

pub