“Resiliência” foi a palavra mais pesquisada no dicionário online Priberam em 2015

“Resiliência” foi a palavra mais pesquisada pelos mais de 25 milhões de visitantes do Dicionário Priberam: quer nos acessos a […]

Palavras“Resiliência” foi a palavra mais pesquisada pelos mais de 25 milhões de visitantes do Dicionário Priberam: quer nos acessos a partir de Portugal, quer nos que foram realizados pelos utilizadores do Brasil, a palavra surge como a mais procurada ao longo de 2015.

Contudo, o resto do Top 10 das palavras mais pesquisadas já reflete as diferenças culturais e sociopolíticas de cada um dos países. É assim que “indigitar” é a segunda palavra mais pesquisada pelos utilizadores portugueses do Dicionário Priberam, enquanto “procrastinar” surge como o termo classificado em segundo lugar no Top 10 dos acessos com origem no Brasil.

Além disso, ao longo do ano, as palavras mais pesquisadas em determinados dias refletiram diretamente os acontecimentos mundiais ou nacionais mais relevantes: do “plafonamento” à “xenofobia”, passando pelo “impeachment” ou pelo “piropo”, o Dicionário Priberam foi usado para tirar dúvidas sobre o significado das palavras mais usadas no dia-a-dia.

Eis as 10 palavras mais pesquisadas em 2015 no Dicionário Priberam:
10 palavras mais pesquisadas Portugal e BrasilTop 3 das palavras mais pesquisadas nos restantes países da CPLP:
top 3 palavras angola etc

Mais de 25 milhões de visitantes únicos

Em 2015, o site do Dicionário Priberam registou mais de 25 milhões de visitantes únicos: em Portugal verificou-se um aumento de 7% no número de acessos, em Angola 15%, em Moçambique 30%, em Timor-Leste 20%, em São Tomé e Príncipe 40%, na Guiné-Bissau 49% e em Macau 12%.

Curiosamente, o maior crescimento registou-se a partir do Quénia, onde o número de acessos mais do que quadruplicou, tornando-se, em 2015, no 11º país com mais utilizadores.

As mulheres continuam a consultar mais o Dicionário Priberam (62,8%) e, em termos de proveniência, a liderança por país pertence ao Brasil. Segue-se Portugal e os Estados Unidos da América. Na proveniência por cidades, Lisboa fica à frente de São Paulo e do Rio de Janeiro:

top10 por país e cidade

A primeira cidade não pertencente a um país da CPLP é Nova Deli, que surge em 56º lugar, seguida de Madrid em 60º e de Londres em 62º.

Em termos de plataformas, também nos acessos ao Dicionário Priberam se refletiu a transição acelerada para as plataformas móveis: os acessos ao site através de smartphones subiram 46% face a 2014.

Comentários

pub