Relógio dos Paços de Concelho de Silves já dá horas

O relógio que se encontra no topo do edifício dos Paços de Concelho de Silves foi reparado e está atualmente […]

relogio da câmara de silvesO relógio que se encontra no topo do edifício dos Paços de Concelho de Silves foi reparado e está atualmente em funcionamento, «podendo doravante servir de referência horária para todos os habitantes e visitantes da cidade», anunciou a Câmara Municipal de Silves.

Este equipamento, que já não funcionava há mais de 10 anos, é apenas um dos alvos das diversas intervenções de beneficiação realizadas no edifício dos Paços de Concelho nos últimos meses.

A recuperação de janelas e da porta principal do espaço, com o restauro das madeiras e sua preservação e pintura, foram outras das obras realizadas.

Os Paços do Concelho de Silves foram construídos em finais do século XIX (a partir de 1884), início do século XX, segundo creem alguns historiadores e mesmo o Ministério da Cultura, seguindo um projeto de Gregório Nunes Mascarenhas, executado pelo Mestre João Vitorino Mealha.

Na sua porta principal, tem uma inscrição com a data de 1891, mas acredita-se que só perto de 1930 terá sido concluído.

Porta da Câmara de SilvesApresenta características do estilo neoclássico, nomeadamente no seu exterior e no seu interior, tem duas zonas de grande beleza: o átrio central, iluminado por uma claraboia de inspiração mudéjar/mourisca e o salão-nobre, de tetos altos e adornados com motivos florais dourados, mais uma vez caracterizados pela grande volumetria e pela geometria/simetria do espaço.

Há pouco mais de três anos, no dia 16 de Novembro de 2012, o edifício foi dos que mais estragos sofreu durante o tornado que atingiu a cidade de Silves. Um dos maiores danos foi a destruição da claraboia, pouco tempo de depois reposta.

Comentários

pub