Proteção Civil de Albufeira ensina crianças a reagir em situações de emergência

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está a promover, desde hoje, ações de sensibilização e prevenção nas escolas do […]

Proteção Civil de AlbufeiraO Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está a promover, desde hoje, ações de sensibilização e prevenção nas escolas do concelho, destinadas a implementar rotinas e comportamentos adequados em situações de emergência. O projeto vai envolver, segundo a Câmara de Albufeira, aproximadamente 2 mil crianças.

Até ao dia 3 de março, os funcionários do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, acompanhados pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Guarda Nacional Republicana e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silves e Albufeira irão visitar todas as escolas do 1º Ciclo do concelho.

A iniciativa tem o objetivo de «sensibilizar e preparar a comunidade educativa para as medidas corretas a adotar em caso de acidentes e catástrofes».

Este projeto teve início em 2014 e «recorre a uma metodologia que aborda diferentes temáticas em função do ano de escolaridade dos participantes». Os mais pequeninos (1º ano) trabalham o tema “À Descoberta da tua Segurança”, que pretende sensibilizar as crianças sobre a forma de reagir numa situação de emergência e como proceder em caso de sismo, tornado e incêndio.

Já os alunos do 2º e 3º ano participam na ação “Nós e os Riscos”, «uma forma divertida de aprender medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente quando ocorrem catástrofes como inundações, terramotos e incêndios».

Aos mais crescidos (4º ano) é-lhes atribuída a missão “O Primeiro Socorrista” que permite adquirir os conhecimentos necessários para prestar os primeiros socorros.

No final das apresentações toda a comunidade escolar participa num Simulacro de Evacuação de Incêndio ou Sismo, com vista a testar os conhecimentos adquiridos.

Com este projeto a Autarquia, através das diferentes entidades responsáveis pela Proteção Civil no concelho, pretende «desenvolver um conjunto de rotinas destinadas a ensinar os mais pequeninos a atuar de forma eficaz face a cenários de emergência».

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