Presidente do Conselho Pontifício para a Família vem ao Algarve

D. Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, vem ao Algarve no dia 26 de janeiro, para realizar […]

D. Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, vem ao Algarve no dia 26 de janeiro, para realizar quatro conferências, no âmbito da atualização do clero da Província Eclesiástica do Sul, constituída pelas dioceses de Évora, Beja e Algarve, e que este ano será alargada ao clero da Diocese de Setúbal.

As jornadas de formação, que se realizam no Hotel Alísios, em Albufeira, terão lugar nos dias 25 a 28 deste mês, e são promovidas, pelo nono ano consecutivo, pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

O tema central de análise será o último Sínodo dos Bispos que teve a realidade familiar como pano de fundo, abordando a questão da “Família: Centralidade, Renovação e Continuidade”.

As conferências do arcebispo italiano, que serão feitas neste evento, terão como temas “Luzes e sombras da Família no Mundo atual”, “Família: Renovação na continuidade. O que pode mudar?”, “Família e Natalidade. Que desafios para a Igreja?” e “Sínodo: as questões de fronteira? Que futuro para a família?”.

Durante estas jornadas de atualização do clero do sul de Portugal, será ainda apresentada a conferência sobre o tema “Família e famílias no Portugal contemporâneo: olhares de longe”, por Rosalina Pisco Costa, do Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (dia 25).

As conferências “A Família na Sagrada Escritura. Continuidade, rutura, sinal de contradição?”, por frei Herculano Alves, “A Família através da História. Modelos e Mudanças”, pelo investigador e historiador José Eduardo Franco, “CPM – preparação imediata para o Matrimónio”, por Paulo Jorge Henriques, presidente da equipa nacional dos CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio, e “Nulidade e Matrimonial. Renovação ou continuidade”, pelo padre Silvestre Marques, decorrerão no dia 27.

A atualização do clero terminará ao final da manhã do dia 28, após a realização de um painel sobre o tema “Olhares sobre a Pastoral Familiar nas nossas Dioceses. Boas práticas e desafios a enfrentar”, que contará com a participação das equipas da Pastoral Familiar das dioceses do Algarve, Beja e Évora.

Recordamos que o Conselho Pontifício para a Família, assim como o Conselho Pontifício para os Leigos, é um organismo que irá ser substituído em breve pela congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida, segundo anúncio do papa no dia 22 de outubro passado.

Comentários

pub