Portimonense vence Sporting e está com pé e meio na meia final da Taça da Liga

O Portimonense venceu o Sporting por 2 a 0, em jogo a contar para a Fase de Grupos da Taça […]

Foto Nélson Inácio
Foto Nélson Inácio

O Portimonense venceu o Sporting por 2 a 0, em jogo a contar para a Fase de Grupos da Taça da Liga, disputado esta terça-feira no Municipal de Portimão. Os algarvios foram os justos vencedores, numa partida em que não mostraram receio do líder da I Liga e em que houve dois penáltis assinalados, um para cada lado, mas que só a equipa de Portimão conseguiu converter em golo.

Com esta vitória, o Portimonense coloca-se numa posição privilegiada para passar às meias finais desta competição. Na última jornada, no dia 26 de Janeiro, os algarvios vão a Paços de Ferreira, onde lhes basta garantir um empate para passar, podendo mesmo não necessitar dele.

Foto Nélson Inácio_Ewerton
Foto Nélson Inácio_Ewerton

A equipa da casa entrou muito atrevida e foi a primeira a criar perigo, mal o jogo começou. Na sequência do primeiro canto, à passagem do primeiro minuto, a bola passou muito perto do poste.

O Sporting, que entrou em campo com alguns jogadores menos utilizados, tentou impor-se e conseguia ter mais bola, mas não se mostrava muito esclarecido, na hora da finalização. Já os algarvios esperavam por oportunidades de contra-ataque para causar perigo, sempre que podiam.

E foi numa jogada de contra-ataque que o Portimonense chegou à vantagem, aos 35 minutos. Fidelis recebeu a meio campo, passou a Ricardo Pessoa na ala, que depressa colocou na área, onde Ewerton não perdoou e marcou o 1 a 0.

O Sporting tentou responder, mas os da casa mostravam-se atinados a defender e chegavam para as encomendas, levando um golo de vantagem para o balneário.

Na segunda parte, o Sporting entrou com vontade de mudar a sua sorte, mas a equipa de Portimão mostrava-se muito pressionante e conseguia quebrar o jogo dos leões.

Os primeiros lances de verdadeiro perigo foram causados por jogadores do Portimonense, mas na direção da sua própria baliza. Aos 53 minutos, os adeptos da casa sofreram um calafrio, quando a bola quase entrou na baliza, num lance muito confuso, naquilo que seria um autogolo de Jadson.

Poucos minutos depois, voltou a ser um defesa do Portimonense a ter de evitar em cima da linha um mau alívio de um colega de equipa.

O Sporting galvanizou-se e criou uma grande oportunidade, aos 58, com Aquillani a acertar na trave. Na recarga de Montero, a bola ainda entrou, mas o golo foi anulado por fora de jogo de Aquillani, que ainda tocou na bola.

Foto Nélson Inácio
Foto Nélson Inácio

Aos 62 minutos, o Sporting voltou a estar próximo de marcar. Bruno César rematou forte de fora da área, a bola bate num defesa do Portimonense e passou a rasar o poste.

Depois de alguns momentos de sufoco, a equipa da casa conseguiu recuperar o equilíbrio, o que levou o treinador do Sporting Jorge Jesus a lançar um dos habituais titulares, João Mário, para tentar dar outra dinâmica ao jogo.

Até ao minuto 78, altura em que foi assinalado penálti a favor do Sporting, houve oportunidades para ambos os lados, e uma contrariedade para o Portimonense. Aos 68 minutos, Zambujo, que tinha entrado minutos antes, teve de ser substituído depois de um choque feio, cabeça a cabeça, com Zeegelar, que também ficou maltratado.

Voltando ao penálti contra o Portimonense, foi marcado para castigar alegada mão de Lumor, embora o lance pareça casual. O que parecia ser um balde de água fria para os algarvios, acabou por se tornar numa oportunidade para o guarda-redes da casa brilhar, já que Carlos Henrique não se deixou enganar por William Carvalho, chamado a marcar, e defendeu a grande penalidade e uma recarga.

Com tudo a correr bem, o Portimonense não abdicou do ataque e conseguiu criar diversas ocasiões de golo. Fabrício obrigou Boeck a fazer duas defesas, uma delas apertada. Já nos descontos, foi também Fabrício a isolar-se, a entrar na área, onde só parou derrubado pelo guarda-redes leonino. O árbitro não hesitou e marcou grande penalidade.

Chamado a converter, Ewerton não imitou William e marcou o segundo do Portimonense, e também o seu segundo tento na partida, selando o resultado final.

Uma vitória importante para o Portimonense, que volta a vencer o Sporting, na sua cidade, quase 27 anos depois.

 

Declarações pós-jogo:

Foto Nélson Inácio
Foto Nélson Inácio

José Augusto (Portimonense):

Eu sempre disse que se jogássemos o jogo de igual para igual, tínhamos hipóteses de ganhar, e foi o que aconteceu.

(Sente que o Portimonense tem pergaminhos para jogar entre os grandes?) O que eu acho é que o Portimonense, cada jogo que joga, joga para vencer. Independentemente do adversário, tentamos fazê-lo, e este ano foi a filosofia instaurada não só pela SAD, mas também por mim.

Às vezes não é possível, porque o futebol é mesmo isso, mas o que interessa é que os jogadores foram corajosos e conseguiram libertar da ansiedade e fizemos este bom jogo.

(Contas do Grupo) Agora vamo-nos concentrar no jogo de sábado, contra o Aves, para a II Liga. Quando chegar o jogo em Paços de Ferreira, sabemos que temos grandes chances, e na altura irei debruçar-me sobre essa partida, para que consigamos avançar na Taça da Liga.

 

Jorge Jesus (Sporting):

O Portimonense, na primeira parte, no único remate que fez à baliza, marcou um golo. O Sporting também não foi uma equipa com muita dinâmica ofensiva. Foi um jogo em que o equilíbrio foi notório.

O Sporting, na segunda parte, esteve melhor, principalmente nos primeiros 30, 35 minutos. Tivemos oportunidades para fazer golo, inclusive uma grande penalidade. Não conseguimos fazer essa diferença e, quando isso acontece contra uma equipa que está a vencer um a zero, pomo-nos a jeito para sofrer outro golo. E foi isso exatamente isso que aconteceu. Parabéns à equipa do Portimonense.

(Contas do grupo) O resultado de hoje, face à primeira vitória do Portimonense sobre o Arouca (4-1), já tinha vantagem no goal average, agora ainda ficou com mais. Penso que estamos numa posição difícil para passar a fase de grupos.

 

Clique aqui para ver a fotogaleria do jogo.

 

Comentários

pub