Paroquianos de Alvor homenageiam o Padre Honorato no seu 90º aniversário

A comunidade paroquial de Alvor vai celebrar o 90º aniversário do padre Manuel Honorato Antunes, pároco Claretiano daquela Paróquia do […]

Padre HonoratoA comunidade paroquial de Alvor vai celebrar o 90º aniversário do padre Manuel Honorato Antunes, pároco Claretiano daquela Paróquia do concelho de Portimão, no domingo, dia 31 de Janeiro.

A festa tem início às 10 horas, com a celebração de uma eucaristia na Igreja Matriz de Alvor, que será seguida de um almoço que juntará «centenas de pessoas» no Salão de Festas Paroquial da Igreja da Penina, segundo a Câmara de Portimão. À homenagem ao pároco de Alvor, juntar-se-ão, ainda, diversos sacerdotes convidados.

Segundo a autarquia portimonense, esta festa da comunidade pretende não só celebrar o aniversário do sacerdote, mas também «demonstrar uma vez mais reconhecimento e homenagem por toda a obra feita, pelo serviço que o “padre Honorato”, como é tratado, prestou, e continua a prestar à paróquia, tendo marcado carinhosa e afetuosamente várias gerações de famílias daquela comunidade».

O padre Honorato Antunes nasceu a 29 de Janeiro de 1926 na freguesia de Penalobo, concelho de Sabugal, Guarda. Entrou a 8 de Outubro de 1940 no Seminário de Alpendorada (Marco de Canaveses). Depois estudou filosofia em Jerez de Los Caballeros, Badajoz, e recebeu a ordenação sacerdotal em Valls (Tarragona) a 28 de Junho de 1953.

Três meses depois, parte para São Tomé e Príncipe como missionário. Entre 1954 e 1955 exerceu funções de superior e pároco de Nossa Sra. das Neves, e entre 1955 e 1956, pároco de Santana. No triénio de 1956 a 1959 é superior e pároco de Nossa Sra. da Conceição, na Ilha do Príncipe. Volta a S. Tomé nessa altura para desempenhar o múnus de superior e pároco da Santíssima Trindade (1959-1965). Entre 1965 e 1974 vive na casa da cidade capital e aí desenvolve funções de pároco de Nossa Sra. Da Graça – Sé. Em 1976 vem para Portugal.

Entre outras localidades por onde passou, destacam-se Alvor, Torralta, Ferragudo, sendo que nos últimos tempos tem sido o Pároco da Paróquia de Alvor (Alvor, Montes de Alvor e Penina) «onde ainda celebra sempre Missa, por vezes até cantada, e apesar da sua idade ainda mantém bem acesa a chama da Fé, no espírito de serviço cristão, e encontra nas crianças e nos jovens a sua principal força de viver e trabalhar», segundo a comunidade paroquial de Alvor.

O município de Portimão já atribuiu ao senhor padre Honorato o título de cidadão benemérito e a medalha de serviços distintos, grau ouro.

Comentários

pub