Odiana desafia a ver amendoeiras em flor nos trilhos do Baixo Guadiana

A Odiana desafia os adeptos dos passeios pedestres a ver as amendoeiras em flor, ao mesmo tempo que percorrem os […]

Amendoeira em Flor_OdianaA Odiana desafia os adeptos dos passeios pedestres a ver as amendoeiras em flor, ao mesmo tempo que percorrem os trilhos da rede de percursos do Baixo Guadiana, que se estende pela serra e pelo barrocal do Sotavento algarvio.

Com a chegada do frio, chega também a “neve” do Algarve, «um fenómeno que antecipa a Primavera e que cativa residentes e turistas à descoberta do Baixo Guadiana mais puro e natural», segundo a associação. Além disso, faz parte do imaginário comum dos algarvios, já que foi usado em lendas bem conhecidas, na região.

«Trata-se de uma oportunidade única de ver/rever o florir das amendoeiras e, em simultâneo, respirar ar puro e passear tranquilamente em plena serra algarvia através dos trilhos pedestres implementados pela Odiana», ilustram a associação que junta os municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O local indicado para ver este fenómeno é o trilho “Caminho da Amendoeira”, «um percurso pedestre [PR8] de pequena rota, circular, com uma distância aproximada de 11 km na localidade de Alta Mora, concelho de Castro Marim».

Este segmento faz parte de uma rede mais larga, com cerca de 135 quilómetros de trilhos para calcorrear, em 19 percursos de pequena rota, situados nos três concelhos que compõem a Odiana, «devidamente traçados e sinalizados, que permitem ao visitante conhecer toda a riqueza que a região oferece».

Apesar de não fazer, por norma, visitas guiadas nos percursos da rede, a associação de municípios disponibiliza-se a colaborar na organização de passeios, a quem o solicitar.

Os interessados no percurso de amendoeiras podem ainda contactar a Odiana por email ([email protected]), pedindo o envio do percurso/mapa.

 

A rede de percursos pode ser descoberta clicando aqui.

 

 

Comentários

pub