Nova freguesia de São Gonçalo de Lagos já tem heráldica aprovada

A heráldica da nova freguesia de São Gonçalo de Lagos já foi aprovada pela Assembleia de Freguesia, na passada segunda-feira, […]

Heráldica São Gonçalo de Lagos_1A heráldica da nova freguesia de São Gonçalo de Lagos já foi aprovada pela Assembleia de Freguesia, na passada segunda-feira, 25 de Janeiro, depois de obtido o parecer da Comissão de Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses.

O brasão e bandeira da nova freguesia, que resulta da união das antigas freguesias urbanas de Santa Maria e São Sebastião, foram apresentados esta manhã, numa sessão no Centro Cultural de Lagos, pelo historiador local José António Martins, e voltarão a ser apresentados, com mais detalhe, esta noite, no salão daquela Junta.

O brasão, com fundo ouro e atravessado por uma faixa ondulada azul, apresenta uma flor de lis (que remete para o Infante D. Henrique, que ostentava este símbolo real no seu próprio brasão), duas águias adragonadas (presentes em monumentos da cidade de Lagos e antes elementos constantes do brasão de São Sebastião).

Na faixa azul há quatro atuns, que remetem para a lenda do Beato Gonçalo, venerado em Portugal como santo (daí o nome São Gonçalo). Tendo nascido em Lagos em 1360, filho de uma família de pescadores de atum, teria como milagre mais conhecido, feito ainda em vida, o facto de, depois de distribuir o peixe entre as pessoas, estas encontrarem sempre as barricas cheias, como se delas nada tivesse sido retirado.

José António Martins, técnico superior da Câmara de Lagos, acrescentou que a nova freguesia tem equiparação a vila, traduzida no facto de o brasão ser coroado por quatro castelos (ao contrário dos anteriores três, que encimavam os brasões das antigas freguesias de Santa Maria e de São Sebastião).

Heráldica São Gonçalo de Lagos_2A apresentação da nova heráldica ocorreu esta manhã, durante uma Ação de Dinamização e Promoção Turística e Cultural de Lagos “Rotas e Património”, promovida pela Câmara local, e destinada sobretudo a guias e operadores turísticos. A sessão decorreu hoje, 27 de Janeiro, feriado municipal de Lagos, assinalando a data em que, em 1573, D. Sebastião elevou a então vila à categoria de cidade.

A Freguesia de São Gonçalo de Lagos nasceu oficialmente a 26 de Agosto do ano passado, depois de a Assembleia da República ter aprovado, através da Lei 108/2015, a mudança do nome da anterior União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria).

Esta união de freguesias tinha, por seu lado, nascido da reformulação empreendida pelo anterior Governo, juntando então duas freguesias (as de São Sebastião e Santa Maria), mas a Assembleia da República, a pedido da população e autarcas, aprovou a 22 de Julho passado, pouco antes do fim da legislatura, a mudança de designação.

Comentários

pub