Portimão em análise no Workshop Modelação Espacial aplicada ao Ordenamento do Território

“Modelação espacial aplicada ao Ordenamento do Território” é o tema do workshop marcado para 5 de Fevereiro, que terá o […]

Workshop Modelação Espacial“Modelação espacial aplicada ao Ordenamento do Território” é o tema do workshop marcado para 5 de Fevereiro, que terá o município de Portimão entre 1947 e 2025 como caso de estudo.

O workshop, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, em conjunto com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, começa às 10h00, no Auditório do Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Pretende debater a pertinência e demonstrar a “usabilidade” da modelação espacial baseada em Autómatos Celulares, na elaboração de planos e na discussão de políticas locais.

«A simulação baseada em Autómatos Celulares é considerada, na atualidade, como uma das abordagens de modelação espacial mais promissoras para a interpretação e representação da complexidade espácio-temporal da transformação de uso e ocupação do solo e crescimento urbano», explicam os organizadores.

Neste workshop, é também divulgado o resultado de uma tese de doutoramento, que teve por objetivo aplicar um modelo de Autómatos Celulares ao município de Portimão entre 1947 e 2025.

Com entrada livre, a iniciativa destina-se a técnicos da administração central e local, às empresas do sector e a demais interessados no tema.

Este workshop carece de prévia inscrição até ao dia 4 de fevereiro. A inscrição pode ser feita através do telefone 282 480 497 ou do email [email protected].

Comentários

pub