Mesas de voto para as Eleições Presidenciais já abriram, com uma exceção em todo o país

As mesas de voto para as Eleições Presidenciais abriram hoje às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às […]

Eleições Europeias no AlgarveAs mesas de voto para as Eleições Presidenciais abriram hoje às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00.

Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Até agora, só se registou um incidente: na freguesia do Muro, concelho da Trofa, as urnas não abriram, por falta de comparência das pessoas que acompanham o ato, bem como dos eleitores.

Em causa está a reivindicação da população pela construção da linha de metro: prolongamento da linha do Instituto Superior da Maia (ISMAI) até à Trofa.

Este domingo, mais de 9,7 milhões de eleitores são chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Aníbal Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas, caso contrário, haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

Os dez candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (conhecido por Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.

Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.

Comentários

pub