Luís Gomes dá palestra em Cuba sobre os desafios do projeto europeu

  Luís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, está em Havana, Cuba, para participar na II […]

 

luis gomes cubaLuís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, está em Havana, Cuba, para participar na II Conferência Internacional «Com todos e para o bem de todos», como orador da sessão magistral. O evento decorre até 28 de janeiro, no Palácio de Convenções de Havana.

A Câmara de VRSA explica que estas jornadas «reúnem centenas de políticos, pensadores e intelectuais de mais de 45 países dos cinco continentes e têm o alto patrocínio de prestigiadas entidades como a Unesco, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a educação, ciência e cultura ou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Mundial».

Na sua intervenção, Luís Gomes irá apresentar a comunicação «A crise financeira e o seu reflexo na construção do projeto europeu», e vai intervir ao lado de oradores como o escritor e teólogo Frei Betto, o jornalista e politólogo Ignacio Ramonet ou o antigo presidente do Uruguai, José Mujica.

Palácio de Convenções  de Havana
Palácio de Convenções de Havana

Segundo a autarquia, «durante a palestra, Luís Gomes irá partilhar a sua experiência enquanto autarca e membro do Comité das Regiões da União Europeia, onde tem vindo a desenvolver um intenso trabalho nas áreas da proteção do emprego, do investimento e das migrações, tendo já visto adotado pela Comissão Europeia um parecer seu com vista à promoção da economia social».

Luis Gomes foi recentemente convidado a integrar o Comité de Peritos da Comissão Europeia para o Empreendedorismo Social (GECES), uma plataforma que reúne especialistas de diversas áreas e que monitoriza o grau de desenvolvimento e implementação das políticas da economia social no contexto europeu.

A palestra, que engloba as esferas cultural, moral, social, económica, ambiental e política, tem ainda como objetivo «dar contributos sobre políticas e estratégias que contribuam para a erradicação da pobreza e da segregação racial ou religiosa, promovendo o acesso universal à educação e à cultura».

A Câmara de VRSA explica que a participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António na II Conferência Internacional «Com todos e para o bem de todos» «dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos entre o município algarvio e a República de Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura, educação, desporto, saúde, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana».

Esta proximidade já levou a República de Cuba a homenagear Luís Gomes com a Medalha da Amizade – a mais alta condecoração atribuída por aquele país a um cidadão estrangeiro – e a promover a sua integração no Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, uma instituição da qual fazem parte alguns dos mais influentes pensadores e figuras de relevo mundial.

Comentários

pub