Luís Gomes convida José Sócrates para debate sobre justiça e política em VRSA

O ex-primeiro ministro socialista José Sócrates vai estar em Vila Real de Santo António, este sábado, dia 9 de janeiro, […]

Debate «Política, justiça e indiferença»_José Sócrates_Luís Gomes_VRSAO ex-primeiro ministro socialista José Sócrates vai estar em Vila Real de Santo António, este sábado, dia 9 de janeiro, a convite do presidente da Câmara Luís Gomes, para um debate sobre «Política, Justiça e Indiferença».

A iniciativa, que vai ser moderada pelo autarca, que é também o presidente do PSD Algarve, está marcada para as 16 horas, no auditório do Glória Futebol Clube.

Segundo a Câmara de VRSA, o debate «tem como objetivo discutir a questão da justiça, dos tribunais e dos direitos de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens que contribuam, de forma construtiva, para o funcionamento das instituições».

Durante o debate, «José Sócrates vai abordar algumas das questões que conduziram às suspeitas que recaem sobre si, bem como outros assuntos ligados à justiça e política nacional», revela a autarquia.

Para Luís Gomes, «o convite a José Sócrates ganha ainda maior relevância tendo em consideração o facto de este ser talvez o episódio mais mediático da justiça portuguesa, cujos contornos e dimensão são tema diário de análise e discussão nos mais diversos contextos e setores».

Por outro lado, a sessão pretende «avaliar – na primeira pessoa – algumas das fragilidades que os organismos governamentais, o sistema judicial e os media revelaram ao lidar com um caso ímpar em termos de popularidade, propenso a diversas leituras e reações nos mais variados setores da sociedade portuguesa».

«Em síntese, queremos criar um fórum onde convidados e público possam questionar, debater e apresentar – de uma forma livre – propostas válidas sobre temas fraturantes e estruturais num Estado de Direito, que estão longe de gerar consenso», prossegue Luís Gomes.

Esta vai ser uma das primeiras participações públicas de Sócrates desde a entrevista que deu à TVI, em dezembro.

Segundo a Câmara de VRSA, «a iniciativa é aberta a todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, comerciantes, empresários, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados» e pretende ser um «um fórum de ideias, divulgando diferentes perspetivas e novas abordagens da política e da justiça, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, nacionais, governamentais e não-governamentais».

Esta sessão dá seguimento ao Fórum «Refundar a República», um ciclo de colóquios que tem como meta encontrar soluções para repensar o funcionamento das instituições e da democracia, cuja última edição avaliou, em VRSA, «O Estado dos direitos e a situação da Justiça em Portugal».

 

 

Comentários

pub