Lagoa tem nova marca e dedica o ano à sua gente e identidade (com fotos)

Lagoa aproveitou o dia em que comemorou os 243 anos da fundação do concelho para apresentar a sua nova marca […]

Lagoa_Paulo Gonzo_20Lagoa aproveitou o dia em que comemorou os 243 anos da fundação do concelho para apresentar a sua nova marca e para anunciar que 2016 será dedicado ao tema «A Nossa Gente, A Nossa Identidade».

A marca «Lagoa do Algarve», que privilegia os tons de azul e o tema da água, foi apresentada no sábado à noite, num Auditório Municipal de Lagoa quase esgotado para assistir ao concerto comemorativo dos 40 anos de carreira de Paulo Gonzo.

O presidente da Câmara Francisco Martins recordou que, depois de o ano de 2014 ter sido dedicado «ao mar, com toda a nossa costa e praias», tendo esse tema motivado «mais de 80 iniciativas», e de 2015 ter sido dedicado «ao nosso produto porventura mais conhecido, o vinho», em 2016 «vamos dar o que de mais genuíno temos, as nossas gentes e identidade, aquilo que nos diferencia de todos os outros».

«Somos lagoenses e temos orgulho nas nossas raízes, história e origens e é isso que queremos elevar ao longo deste ano. Temos dado muito ao mundo, mas também temos sabido receber», sublinhou.

O autarca salientou ainda que, ao longo do corrente ano, Lagoa é também «Cidade do Vinho», distinção que irá motivar muitas iniciativas ligadas ao setor.

Para afirmar o nome de Lagoa, o Município aposta na presença, em alguns casos pela primeira vez, em feiras internacionais de turismo, como Barcelona, Madrid, Berlim, Paris ou Londres, tanto mais que estas cidades passam agora a estar ligadas ao Algarve por rotas aéreas diretas para o Aeroporto de Faro.

A primeira participação começou precisamente hoje e prolonga-se até domingo, 24 de Janeiro. Trata-se da 36ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha.

 

Lagoa_exposição_08

As comemorações dos 243 anos da fundação do concelho de Lagoa começaram logo na manhã de sábado, com a arruada da Nova Filarmónica de Lagoa, em direção à Rua 16 de Janeiro onde os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal – José Águas da Cruz e Francisco Martins, respetivamente – descerraram uma placa comemorativa em azulejo, com cópia da Carta Régia da concessão do alvará pelo Rei D. José em 1773.

À tarde, no Auditório do Convento de São José, teve lugar a primeira do Ciclo de Conferências do Património Histórico-Arqueológico do Concelho de Lagoa, “Ad Praeteritum, para o Passado”, que contou com as intervenções de Alexandra Rodrigues, diretora regional da Cultura, da vereadora Anabela Simão, tendo sido oradora Andreia Fidalgo, da Universidade do Algarve.

De seguida, foi inaugurada a exposição “A identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”, numa parceria entre a RAalg – Rede de Arquivos do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa, e que estará patente até 26 de fevereiro nas celas do Convento de São José.

À noite, a fechar as comemorações com chave de ouro, o Auditório Municipal quase esgotou para ouvir o concerto dos 40 anos da carreira de Paulo Gonzo.

 

Comentários

pub