Júpiter, Marte, Saturno, Vénus, a Lua e Mercúrio visíveis ao mesmo tempo no céu

    O mês começa com um espetáculo relativamente raro, visível pouco antes do amanhecer – podem ser observados ao […]

As posições e órbitas dos planetas, como poderiam ser observadas perpendicularmente ao plano do Sistema Solar, no dia 6 de fevereiro de 2016. Nesta imagem o diâmetro e o tamanho das órbitas dos planetas Júpiter e Saturno foram reduzidos, de modo a caberem na imagem. Imagem produzida pelo software de simulação do Universo SkyExplorer V3 (RSA Cosmos), usado nas sessões imersivas do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis /Planetário do Porto – Centro Ciência Viva)
As posições e órbitas dos planetas, como poderiam ser observadas perpendicularmente ao plano do Sistema Solar, no dia 6 de fevereiro de 2016. Nesta imagem o diâmetro e o tamanho das órbitas dos planetas Júpiter e Saturno foram reduzidos, de modo a caberem na imagem. Imagem produzida pelo software de simulação do Universo SkyExplorer V3 (RSA Cosmos), usado nas sessões imersivas do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
(Imagem: Ricardo Cardoso Reis /Planetário do Porto – Centro Ciência Viva)

 

 

O mês começa com um espetáculo relativamente raro, visível pouco antes do amanhecer – podem ser observados ao mesmo tempo todos os objetos do Sistema Solar visíveis a olho nu (exceto o Sol, claro), algo que já não acontecia desde janeiro de 2005.

Assim, por volta das 7 da manhã do dia 6 de fevereiro, de Oeste para Sudeste, poderão observar Júpiter, Marte, Saturno (praticamente a Sul), Vénus, a Lua em quarto minguante e Mercúrio (a Sudeste).

Como a Lua se desloca cerca de 12 graus por dia no céu (como referência, à distância de um braço estendido, um palmo cobre pouco mais de 20 graus), esta estará a cerca de 2 graus de Marte no dia 1, a pouco mais de 6 graus de Saturno no dia 4, e já num finíssimo minguante, no dia 6 formará um triângulo com Vénus e Mercúrio, estando a 3 graus do primeiro e a quase 5 graus do segundo.

Este movimento aparente da Lua leva-a a atingir a Lua Nova no dia 8, e a chegar ao quarto crescente no dia 15. Já a Lua cheia ocorre no dia 22.

A Lua em minguante, novamente de volta ao céu da madrugada, passará a apenas 2 graus de Júpiter no dia 24 e terminará o mês a pouco mais de 6 graus de Marte.

Também Vénus se irá aproximar de Mercúrio, e com ambos a aproximarem-se do Sol, no céu. Os dois planetas estarão em conjunção (ponto de maior aproximação entre eles) no dia 13, quando estiverem separados de apenas 4 graus.

A partir do meio de fevereiro, por ser pouco brilhante e começar a estar demasiado próximo do Sol, deixaremos de conseguir ver Mercúrio. Vénus também irá desaparecer, mas só para o fim do mês, por ser muito mais brilhante que Mercúrio.

No entanto, tenham em atenção que este alinhamento dos planetas é apenas aparente, e resulta da projeção dos movimentos dos planetas na esfera celeste. Se conseguíssemos “subir” acima do
plano do Sistema Solar, facilmente veríamos que os planetas não estão, de facto, alinhados.

E falando no plano do Sistema Solar, quando este é projetado na esfera celeste, fica reduzido a uma linha imaginária, conhecida como Eclíptica. Esta linha define o trajeto anual do Sol no céu, e por isso interceta todas as 13 constelações do Zodíaco (incluindo a constelação ignorada por uma certa pseudociência, de Ofiúco ou Serpentário).

É ainda (aproximadamente) ao longo desta linha que se dispõem os planetas visíveis no nosso céu.

Por isso, se têm dificuldade em encontrar as constelações do Zodíaco, durante o início deste mês, basta seguir a linha imaginária desenhada pelos planetas, para encontrar Sagitário (ao lado de Mercúrio e Vénus), Ofiúco, Escorpião (com Saturno entre elas), Balança (onde está Marte), Virgem e Leão (com Júpiter pelo meio).

Boas observações.

Autor: Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

O céu do dia 6 de fevereiro de 2016, por volta das 7 da manhã. De Oeste para Sudeste, poderão observar Júpiter, Marte e Saturno praticamente a Sul, e finalmente o triângulo formando por Vénus, a Lua e Mercúrio (a Sudeste). (Imagem: Ricardo Cardoso Reis /Stellarium)
O céu do dia 6 de fevereiro de 2016, por volta das 7 da manhã. De Oeste para Sudeste, poderão observar Júpiter, Marte e Saturno praticamente a Sul, e finalmente o triângulo formando por Vénus, a Lua e Mercúrio (a Sudeste).
(Imagem: Ricardo Cardoso Reis /Stellarium)

Comentários

pub