Design, fotografia e criatividade inspiram a primeira Beta Talk do ano

João Mariano, da 1000olhos- Imagem e Comunicação, e Sílvia Rodrigues, da marca Sigues, são os empreendedores convidados para a primeira […]

João Mariano e Sílvia RodriguesJoão Mariano, da 1000olhos- Imagem e Comunicação, e Sílvia Rodrigues, da marca Sigues, são os empreendedores convidados para a primeira Beta Talk deste ano , que terá lugar como é habitual no dia 16, desta vez a um sábado, às 17h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

João Mariano e Sílvia Rodrigues irão apresentar os dois percursos inspiradores, marcados pelas artes, onde o design, a fotografia e a criatividade têm um lugar muito especial.

Sílvia Rodrigues é natural de Querença e é formada em Design de Comunicação, pela Universidade do Algarve, tendo seguido a carreira de docente de Artes Visuais.

Iniciou-se na criação de joias em papel de jornal há oito anos, mas, quando ficou desempregada, decidiu correr riscos, pegar naquele que era apenas um hobby e torná-lo na sua profissão, passando a fazer aquilo que gosta.

Criou assim a marca Sigues que, tem como lema “seguir em frente, fazendo aquilo de que gostamos, e fazê-lo com Amor” e torna-se a primeira designer de joias em papel na Europa e uma das primeiras no mundo. Desde então, tem sido convidada para promover o seu trabalho em eventos de moda e certames por todo o país.

Em 2009, foi distinguida com o Prémio Inovação e, em 2010, conquistou o prémio “artesanato contemporâneo”, no âmbito do Prémio Nacional de Artesanato.

As joias em papel de jornal da Sigues
As joias em papel de jornal da Sigues

Em 2013, estreou-se nas exposições. Em 2014, foi distinguida com o Connect to Sucess MBA, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal.

Em 2015, venceu o prémio Empreendedorismo ANB FEST 2015, pelo A New Beggining for Portugal, e iniciou a primeira etapa da internacionalização da marca, estando presente em França.

Atualmente, a Sigues está em forte expansão, com vários pontos de venda em Portugal e na Europa, o que a torna uma forte referência na inovação, criatividade e design na moda em Portugal.

João Mariano formou-se em fotografia na Ar.Co. em Lisboa, onde iniciou o seu percurso profissional como fotógrafo e editor de fotografia. De máquina fotográfica em punho, fez várias reportagens pelo mundo fora, mas seria Aljezur e a Costa Vicentina, onde nasceu, que o haviam de cativar de forma especial.

Em 2001, fundou, com a sua mulher, a 1000olhos – Imagem e Comunicação, que, mais do que uma agência, se assume como um projeto que partiu da ideia base de fomentar a promoção qualitativa na região da Costa Vicentina e que hoje passa também por uma loja, a ALJEZUR SW PORTUGAL powered by 1000olhos, com produtos exclusivos e limitados, inspirados em ícones da região.

Nos últimos anos, publicou vários livros sobre o SW português, que tem retratado de forma única, e viu os seus trabalhos expostos em vários pontos do país e até no estrangeiro.

Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, assume-se como um fotógrafo, editor de fotografia, diretor de arte… soul rider de BTT, mas acima de tudo, através da sua arte e objetiva, é alguém com uma visão empreendedora e apaixonada pela Costa Vicentina.

Um dos livros de fotografia de João Mariano, editado pela 1000olhos
Um dos livros de fotografia de João Mariano, editado pela 1000olhos

O encontro é de participação gratuita, embora seja necessária a inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-jan16, enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta ainda com o apoio da Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub