Contabilistas, uma obrigação que pode ajudar a poupar

Infelizmente, o panorama nacional e as exigências fiscais tornam os Contabilistas Certificados (num passado recente designados Técnicos Oficiais de Contas, […]

Miguel Luzia_TOCInfelizmente, o panorama nacional e as exigências fiscais tornam os Contabilistas Certificados (num passado recente designados Técnicos Oficiais de Contas, TOC) em autênticos cobradores de impostos, que só sabem clicar em teclas e dar más noticias (leia-se entregar documentos para pagar).

Algumas empresas têm lamentado o facto de existir um custo obrigatório com um trabalhador das finanças, pago na íntegra pelas próprias empresas… Falo dos “contabilistas”, claro.

Um contabilista certificado, ou simplesmente “contabilista”, pode ser muito mais do que um custo, um fardo para uma empresa, um “contabilista” pode ajudar a obter melhores rendimentos e melhores resultados.

Existem várias soluções, vários caminhos, quer na vertente contabilística, quer na fiscal e social. Do ponto de vista contabilístico, a análise de crédito permite que as empresas percebam qual a melhor forma para financiar-se. Por exemplo, os diferentes tipos de leasing podem levar uma empresa a apresentar melhores resultados, consoante a opção efetuada.

Com as alterações fiscais como uma constante, os benefícios fiscais variam de ano para ano. Nesta área, a substituição da frota de veículos em fim de vida de uma empresa, para quem pensava em fazê-lo, por uma frota de veículos híbridos plug-in iria permitir gerar grandes poupanças às empresas, uma vez que os custos totais sobre estes veículos diminuíram em cerca de 25% pontos percentuais.

Na vertente social, encontram-se por explorar vários incentivos que podem ser úteis às empresas. Por exemplo, quando uma empresa tem um funcionário com dependentes a cargo, por que não melhorar o salário com o cheque educação em vez do tradicional aumento? É que o cheque estudante é um benefício social de apoio à educação, com vantagens fiscais e laborais, ficando o trabalhador isento de IRS e TSU (até aos limites estabelecidos por lei), havendo uma majoração fiscal de 40% em sede de IRS.

Os contabilistas certificados só podem prestar este tipo de serviços quando as empresas conseguirem entender a verdadeira intenção e o potencial desses contabilistas certificados nas matérias contabilísticas, fiscais e sociais.

Cabe às empresas não colocarem os contabilistas certificados de lado, mas sim como membros ativos de uma empresa.

Em suma, os “contabilistas” podem ser uma obrigação que pode ajudar as empresas a pouparem.

 

Autor: Miguel Luzia
TOC N.º 92184

Comentários

pub