Concessionárias vão a Faro esclarecer sobre prospeção de petróleo no Algarve

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) vai promover uma sessão pública de esclarecimento sobre a prospeção e […]

Protesto anti exploração Petróleo Algarve_3A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) vai promover uma sessão pública de esclarecimento sobre a prospeção e pesquisa de petróleo no Algarve, no dia 12 de Janeiro, a próxima terça-feira, às 18 horas, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em Faro.

A autoridade que regula o setor diz querer «ajudar a um esclarecimento mais completo da opinião pública, ajudando a desmistificar algumas ideias incorretas que têm vindo a público sobre o tema da prospeção e pesquisa de petróleo no Algarve».

Para isso, «endereçou convites a todas as concessionárias para que se possam associar a esta sessão de esclarecimento, para que a informação a transmitir ao público seja a mais completa e profunda possível».

A realização deste encontro, aberto à população em geral, já havia sido anunciada pelo presidente da ENMC Paulo Carmona após a reunião que manteve com presidentes de Câmara do Algarve, na AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em Dezembro. Na altura, o responsável pela entidade reguladora foi recebido com um protesto que juntou algumas dezenas de pessoas.

Áreas concessionadas para petróleo no marÀ saída da reunião com os autarcas, Paulo Carmona tinha deixado também a garantia de que «não está prevista qualquer ação de prospeção através de Fracking ou outro método não convencional, no Algarve». A perspetiva de utilização deste método, também denominado fratura hidráulica, fez com que o tom da contestação à extração de petróleo, ao largo e em território continental, na região algarvia, subisse muito de tom.

Outro ponto central dos protestos é a alegada falta de transparência em torno de todo o processo de criação e atribuição das concessões, algo que a ENMC nega.

«Logo após a assinatura dos contratos de concessão, a ENMC disponibilizou o seu conteúdo integral no seu site e ainda durante o mês de Outubro solicitou à Comunidade Intermunicipal do Algarve uma reunião com todos os Presidentes de Câmara para esclarecer de forma clara todas as questões que estão em causa em relação à prospeção e pesquisa de petróleo no Algarve», disse a entidade.

Não houve, contudo, qualquer informação anterior à assinatura dos contratos.

Comentários

pub