Chuva não vai ser desculpa para deixar de votar no domingo

No domingo, 24 de Janeiro, dia de Eleições Presidenciais, não deverá chover em todo o território continental de Portugal, apesar […]

Nuvens e nevoeiroNo domingo, 24 de Janeiro, dia de Eleições Presidenciais, não deverá chover em todo o território continental de Portugal, apesar de o céu se apresentar nublado, acaba de revelar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua previsão para os próximos dias.

No domingo, dia 24, «a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado», salienta a previsão meteorológica.

Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde hoje, quarta-feira, 20 de janeiro, e pelo menos até domingo, 24 de janeiro, por dois centros de ação: «uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições».

Associada a esta corrente, haverá a «passagem de massas de ar tropical húmido».

Assim, nestes primeiros dias, no continente, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que, no fim de semana, garante o IPMA, «tendem a ser pouco frequentes e eventualmente apenas nas regiões Norte e Centro».

As temperaturas mínimas tenderão a subir ligeiramente, e no dia 24, deverão variar entre 8ºC e 12ºC, embora com valores ligeiramente mais baixos no Nordeste Transmontano e na Beira Alta, e valores ligeiramente mais elevados na costa sul do Algarve.

As temperaturas máximas serão agradáveis, variando entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores.

Quanto ao estado do tempo na Madeira, será condicionado, desde hoje, dia 20, e pelo menos até domingo, «por um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical».

No final de dia 24, ter-se-á aproximação de uma superfície frontal fria. O céu terá períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos e pouco frequentes, e para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva.

As temperaturas mínimas, na Madeira, deverão variar entre 15ºC e 17ºC, e as máximas entre 18ºC e 22ºC. Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão «substancialmente mais baixos».

Nos Açores, devido à passagem de um sistema frontal com ondulações, no dia 23, o céu irá apresentar-se muito nublado com períodos de chuva e aguaceiros em todo o arquipélago.

O vento irá soprar de sudoeste muito fresco a forte, com rajadas que poderão atingir 85 km/h. As temperaturas
mínimas irão variar entre 14ºC e 15ºC e as máximas entre 16ºC e 17ºC.

Para domingo, dia 24, prevê-se ainda alguns aguaceiros em todo o arquipélago, descida da temperatura e vento moderado a fresco de noroeste, com rajadas até 55 km/h. As temperaturas mínimas irão variar entre 09ºC e 10ºC e as máximas entre 12ºC e 13ºC.

 

 

Comentários

pub