Câmara de Loulé cede antiga escola primária à associação religiosa «LusOrtodoxia»

A Câmara de Loulé cedeu a antiga Escola Primária do Esteval/Caliços, na freguesia de Almancil, à Associação Cultural-Religiosa «LusOrtodoxia», ao […]

Assinatura de Protocolo - C.M.Loule - MiraA Câmara de Loulé cedeu a antiga Escola Primária do Esteval/Caliços, na freguesia de Almancil, à Associação Cultural-Religiosa «LusOrtodoxia», ao abrigo de um contrato de comodato assinado entre as duas entidades.

Esta cedência é justificada pela autarquia com o facto que a associação «congrega fiéis de várias nacionalidades no Concelho de Loulé e na região algarvia», da Igreja Ortodoxa russa. A «LusOrtodoxia» irá usar a antiga escola para «o exercício do culto e rito ortodoxos, a assistência e formação dos ministros do culto, a missionação e ensino desta religião junto de escolas, de estabelecimentos prisionais e de outras entidades, bem como a difusão da língua, cultura e tradição das várias nacionalidades representadas pelos fiéis da Igreja».

A antiga Escola Primária do Esteval/Caliços «faz parte da lista dos edifícios escolares desativados e que ingressaram no domínio privado do Município». «Trata-se de um edifício devoluto mas que está em condições de ser afetado a uma nova utilização que promova atividades relevantes para a comunidade», segundo a Câmara de Loulé.

Comentários

pub