Câmara de Faro coloca passadeiras e semáforos na Calouste Gulbenkian

A Avenida Calouste Gulbenkian, uma das artérias com mais tráfego de Faro, vai passar a ter semáforos de velocidade e […]

Camara de FaroA Avenida Calouste Gulbenkian, uma das artérias com mais tráfego de Faro, vai passar a ter semáforos de velocidade e passadeiras, também elas com semáforos.

Esta é uma das três empreitadas que a Câmara de Faro se prepara para lançar e que irão motivar um investimento de mais de 130 mil euros.

A repavimentação de arruamentos urbanos em Estoi e a pintura de estradas e arruamentos no Concelho são as outras obras que foram lançadas, após a assinatura dos respetivos contratos de execução.

Estas obras estão inseridas no programa «Faro Requalifica», que tem uma dotação de um milhão de euros, destinada a obras de melhoria da rede viária, e deverão «estar concluídas a muito breve prazo».

A intervenção que será feita na Calouste Gulbenkian, que liga a Rotunda do Estabelecimento Prisional à Rotunda do Hospital, é a que obrigará a um maior esforço financeiro: cerca de 54 mil euros, a que se terá de acrescentar o IVA.

O objetivo é limitar a velocidade de circulação dos veículos motorizados e aumentar condições de segurança no atravessamento por parte dos peões. «Para tal, proceder-se-á à colocação de semaforização em três pontos da Av. Calouste Gulbenkian, acionados por radar de micro-ondas nas imediações de saída para a Av. Heróis da Pátria, da saída para a Estrada Senhora da Saúde e junto ao Centro Hospitalar», anunciou a autarquia.

Em Estoi, o objetivo da obra é «melhorar a circulação rodoviária na aldeia, nomeadamente na Rua da Igreja, Rua Engº Joaquim Lopes Belchior, Largo General Humberto Delgado, Rua de Olhão e Rua da Conceição, através da repavimentação e reparação das valetas em betão existentes, com execução de 5 passadeiras em calçada». A obra custará perto de 37 mil euros, mais IVA.

O terceiro contrato não se foca num local específico do concelho e «irá permitir ao Município proceder de forma mais célere à pintura de sinalização horizontal no concelho sempre que necessário». Para estas intervenções estão destinados 42 mil euros, mais IVA.

Comentários

pub