Bloco de Esquerda pede audição urgente sobre “Vale do Freixo Golf & Country Resort”

O Bloco de Esquerda, através do seu deputado algarvio João Vasconcelos, solicitou a audição urgente da secretária de Estado do […]

quinta do freixoO Bloco de Esquerda, através do seu deputado algarvio João Vasconcelos, solicitou a audição urgente da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, sobre o empreendimento “Vale do Freixo Golf&Country Resort”, previsto para o interior do concelho de Loulé.

Segundo o deputado bloquista, «a construção de um mega empreendimento imobiliário no concelho de Loulé, considerado como projeto de potencial interesse nacional (PIN), viola a legislação nacional e comunitária».

«É essencial perceber em que situação se encontra o projeto e questionar o Governo sobre as ações e intenções futuras relativamente a este mega empreendimento», justifica João Vasconcelos, deputado algarvio do Bloco.

Previsto para a zona do barrocal algarvio, o empreendimento de dois hotéis, um campo de golfe e oito aldeamentos, ocupará, segundo o anteprojeto, cerca de 400 hectares, inseridos em plena zona protegida pela Rede Natura 2000 e cuja contrução está prevista na zona de infiltração do principal aquífero do Algarve (Querença-Silves) o que, segundo o deputado, «viola áreas fundamentais para a conservação da biodiversidade e as restrições ambientais europeias».

O aldeamento “Vale do Freixo Golf & Country Resort” contempla a criação de 1.700 camas turísticas e 350 postos de trabalho diretos, conta com capitais árabes e a sua implantação está prevista para a mesma zona do polémico projeto “Quinta da Ombria”, já em curso.

Comentários

pub