Baixa de Faro ganha nova artéria pedonal com reabertura da Rua da Alfândega

A Baixa de Faro ganhou uma nova rua pedonal, depois de acabada a renovação e readaptação do troço da Avenida […]

Rua da Alfândega FaroA Baixa de Faro ganhou uma nova rua pedonal, depois de acabada a renovação e readaptação do troço da Avenida da República conhecido como Rua da Alfândega. A intervenção custou cerca de 44 mil euros, mais IVA, usados para pavimentar a artéria, em toda a sua largura, com calçada portuguesas, além de outros arranjos.

«Esta rua, de vocação eminentemente comercial, fica também dotada de rampas nas extremidades para acesso de viaturas dos serviços e de emergência, bem como para o acesso às garagens privadas existentes nos edifícios. Para melhor escoamento das águas, foram ainda substituídas as sarjetas existentes por sumidouros», descreveu a Câmara de Faro, numa nota de imprensa em que anunciou a recepção provisória da obra.

Número Pi na Rua da Alfândega
Número Pi na Rua da Alfândega

A Câmara de Faro aproveitou a intervenção para inscrever na calçada o símbolo Pi (π) e o número que o representa, normalmente encurtado para 3,14, mas que tem casas decimais infinitas. Uma medida que, segundo o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, teve o objetivo de adicionar «um elemento diferenciador na Baixa da Cidade», bem como lançar um desafio matemático.

Assim, quem passar na rua, já aberta à circulação pedonal, pode aproveitar para aprofundar os seus conhecimentos e, caso aceite o desafio proposto pela Câmara, fazer um pouco de investigação, já que um dos muitos números foi propositadamente substituído por um ponto de exclamação, para que «quem quiser possa ir à procura do número em falta», segundo edil farense, que é, igualmente, professor de matemática.

Esta é uma das intervenções realizada no âmbito do programa «Faro Requalifica», que prevê um investimento total de um milhão de euros, proveniente da venda do antigo Magistério Primário.

Como Rogério Bacalhau já havia revelado ao Sul Informação, algumas das obras, entre as quais a da Rua da Alfândega, estavam prestes a terminar e as demais devem estar prontas «até Abril».

Segundo a autarquia, o programa, lançado em Dezembro, já levou a autarquia a investir 600 mil euros na recuperação da rede viária do concelho.

«De entre as intervenções previstas destacam-se a requalificação da entrada de Faro pela EN2, a Rua Serpa Pinto, a Rua José de Matos, a ligação da Rua Jornal “O Algarve” à Praça da Amendoeira, a repavimentação da EM520 entre Falfosa e Santa Bárbara de Nexe, a repavimentação de arruamentos urbanos em Estoi e Conceição, o acabamento do loteamento sito na Rua Egas Moniz, Montenegro, e a implementação de semáforos de controlo de velocidade e passadeiras semaforizadas na Av. Calouste Gulbenkian», entre outras, segundo a autarquia.

Comentários

pub