Atenção à chuva!

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de alertar para a «precipitação forte e persistente no Minho […]

chuvasO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de alertar para a «precipitação forte e persistente no Minho e Douro Litoral», nas próximas horas.

O IPMA alerta que, «devido à passagem de uma superfície frontal fria pelo território do Continente, de norte
para sul, nas próximas horas prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral até ao início da tarde, com valores acumulados previstos em 6 horas até 60 mm».

No Sul, a situação não vai ser tão grave. O site Meteofontes diz que, no Algarve, hoje haverá muitas nuvens e alguns chuviscos durante a manhã, com o tempo a piorar ao longo da tarde, passando a chuva moderada (podendo ser pontualmente forte) e que chegará ao Algarve mais ao final do dia.

O vento soprará moderado a forte de sudoeste, com rajadas de 100km/h nas terras altas da região Norte e de 80km/h mais a Sul. As temperaturas máximas rondarão os 18ºC, aqui no Algarve. No mar, a ondulação será de sudoeste até aos 2,5 metros, na costa Sul e de Oeste-sudoeste até aos 5 metros, na costa Ocidental, que está, aliás, sob Aviso Amarelo.

Amanhã, sábado, haverá de novo muita nebulosidade e períodos de chuva, por vezes forte, no Norte e Centro, em especial durante a tarde, e céu parcialmente nublado durante a manhã no Algarve, com possibilidade de alguma chuva fraca ao início da tarde. O vento continuará moderado a forte de sudoeste.

Ainda segundo o Meteofontes, no Domingo haverá, mais uma vez, chuva forte e persistente no Norte e Centro, com o Sul a ter muitas nuvens e, quando muito, apenas alguns chuviscos durante a manhã e tarde.

«Ao final do dia de domingo/início de madrugada de segunda-feira é que poderá começar a chover um pouco mais aqui no Algarve», acrescenta o Meteofontes. O vento continuará moderado a forte, especialmente no Norte.

Atendendo à persistência de chuva moderada a forte durante os próximos dias principalmente no Norte (e que já tem tido muita chuva desde há uns dias), será de esperar a possibilidade de ocorrência de inundações nessa região, em áreas mais propícias a esse facto, nomeadamente junto às margens dos cursos de água e zonas facilmente alagáveis, pelo que se recomenda a devida precaução e o acompanhamento dos Avisos e Alertas das entidades oficiais. No Algarve e no resto do Sul do país, não se prevê, para já, situações de inundações.

Comentários

pub