Associação Turismo do Algarve reforça aposta na Europa com participação nas principais feiras

A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai continuar a estar presente nas feiras internacionais de referência ao longo do ano […]

Matka Nordic Travel FairA Associação Turismo do Algarve (ATA) vai continuar a estar presente nas feiras internacionais de referência ao longo do ano de 2016, de modo a promover a região como destino de excelência.

Assim, depois de ter estado na Vakantibeurs, a maior feira de turismo holandesa, que contou mais de 1.200 expositores da área do turismo ativo e de natureza,e na Foire Vakanz, no Luxemburgo, que abrange maioritariamente turistas oriundos da Alemanha, França e Bélgica, na agenda de janeiro e fevereiro da ATA, estão marcadas a Holiday World Belfast 2016, na Irlanda do Norte, a CMT Stuttgard, na Alemanha – International Exhibition for Caravaning, considerada a maior feira de turismo para o público, e as Fiets, com organização holandesa e belga.

A participação da ATA na Matka Nordic Travel Fair terá lugar entre os dias 21 e 24 de janeiro, no Helsinki Exhibition & Convention Centre, em Helsínquia, na Finlândia, onde o Algarve estará representado com um stand de 24 metros quadrados.

A ATA sublinha que a Feira Nórdica de viagens Matka é o maior evento turístico do norte da Europa e o cenário perfeito para contactar profissionais dos países nórdicos, países bálticos e Rússia para avaliação do mercado e realização de contactos com os operadores locais.

Apesar de pequeno, o mercado turístico da Escandinávia tem grande potencial turístico. No caso do mercado finlandês, e apesar ter apenas 5,3 milhões de habitantes, dada a austeridade do clima, parte das férias são gozados durante o inverno, condições que fazem com que o Algarve seja uma opção. «A participação nesta feira justifica a procura de novos mercados para região, não só no âmbito do produto Sol e Mar, mas também no que toca aos produtos complementares», acrescenta a ATA.

De 22 a 24 de janeiro, será a vez do Holiday World Dublin, nas instalações da Royal Dublin Society. Destinada ao consumidor final, a manhã de 22 de janeiro está reservada à vertente profissional, período em que a ATA tem previsto um get-together no seu stand, com degustação de vinhos da região para os operadores e imprensa irlandesa.

O stand deste ano, que ocupa 36 metros quadrados, onde estarão representados 14 associados da ATA, reflete a aposta do Algarve no mercado irlandês, o 5º mercado para a região.

A presença do Algarve na Fiets & Wandelbeurs de Amesterdão, nos dias 20 e 21 de fevereiro, vai reforçar a região como destino para a prática de pedestrianismo e passeios de bicicleta, atividades que, de uma forma continuada, contribuem para a afirmação do Algarve junto do mercado Holandês.

Foto Hélio Ramos / RTA
Foto Hélio Ramos / RTA

Entre 27 e 28 de fevereiro, a edição da Fiets & Wandelbeurs Bélgica conta com a participação de cerca de 350 expositores. A grande adesão do público a eventos de natureza tão específica espelha o interesse do mercado neste tipo de produtos, sendo esta a principal montra das várias opções e destinos de cicloturismo e pedestrianismo no Benelux.

A presença da ATA nesta feira acontecerá em paralelo com a participação de empresas associadas, que integrarão o stand do Algarve, onde terão a oportunidade de apresentar os seus pacotes turísticos, com o objetivo de cativar o interesse dos visitantes e compradores de turismo de natureza.

A ATA sublinha que «a Bélgica é um mercado prioritário para promoção de produtos turísticos associados à natureza. É objetivo do Algarve cativar o interesse de operadores turísticos e do público em geral, para a oferta única que a região tem para oferecer». Para além de um rico e vasto património natural, o Algarve combina recursos turísticos como a Ecovia, Via Algarviana, Rota Vicentina, termalismo, enoturismo, com o património, gastronomia, percursos pedestres, entre outros, aliando o melhor da Natureza a outras experiências memoráveis.

A participação da ATA nestas e noutras feiras é uma oportunidade ímpar para a divulgação do Algarve enquanto destino turístico junto do mercado emissor europeu, que corresponde a cerca de 75% do total de dormidas na região.

«O Algarve é, atualmente, um destino consolidado. O Reino Unido, continua a ser o nosso principal mercado, mas a Alemanha, a Irlanda e a França que têm vindo crescer», explica Dora Coelho, diretora executiva da ATA.

«Os mercados irlandês e francês, que mostram grande afinidade com o nosso País e com a Região, continuam a ser estrategicamente trabalhados, nomeadamente através da participação neste tipo de eventos. É objetivo da ATA alavancar a notoriedade do destino e fazê-lo crescer, principalmente na época baixa. São mercados cada vez mais abertos a outras áreas de atividade turística como o turismos de natureza, desportivo ou de caminhadas», continua.

Considerando que «a construção de um destino turístico é uma tarefa permanente», a ATA acrescenta que a sua estratégia «passa por impulsionar a promoção dos principais recursos da região nos mercados prioritários, através do reforço dos principais produtos, ao mesmo tempo que investirá em produtos menos conhecidos que considere necessários alavancar».

«A participação em feiras especializadas faz parte da estratégia de promoção da ATA, quer para o mercado global, com reforço nas categorias Sol & Mar, quer junto de targets específicos. Até ao final do ano, a ATA planeia ser presença regular neste tipo de eventos».

A Associação Turismo do Algarve (ATA) é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão principal é a promoção e divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais (Sol & Mar, Golfe, Natureza e Turismo de Negócios).

Promove o destino através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos e também através da sincronização entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e estratégias comuns de promoção no estrangeiro.

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