António Eusébio só sabe se tem oposição após debate interno no PS/Algarve

Há candidatos a candidatos da oposição, mas ainda nenhum decidiu se se candidata mesmo e se enfrenta António Eusébio nas […]

António Eusébio_Miguel Freitas_ António PinaHá candidatos a candidatos da oposição, mas ainda nenhum decidiu se se candidata mesmo e se enfrenta António Eusébio nas eleições para a presidência da Federação do Algarve do PS.

O ex-deputado Miguel Freitas e o presidente da Câmara de Olhão António Miguel Pina não escondem estar dispostos a avançar, mas só revelam se vão apresentar, ou não, uma lista após ter sido concluído o debate interno que está atualmente em curso, e dependendo do que dali sair. «Esta semana será decisiva», garantiu Miguel Freitas, ao Sul Informação, posição secundada por António Pina.

«Ainda não tomei qualquer decisão sobre se me candidato ou não. Mas não fecho a porta. Ainda assim, só avançarei se achar que é estritamente necessário», disse o ex-deputado e ex-líder da Federação do Algarve, sem querer adiantar mais pormenores. As candidaturas, essas, terão de ser apresentadas até dia 19 de Fevereiro.

Também António Pina remete uma decisão para depois do «diálogo interno que está em curso» e aponta o anúncio de uma decisão para a semana que vem. O edil olhanense já afirmou estar disposto a avançar como candidato à Federação, cargo para o qual considera ter «o perfil lutador» que considera necessário.

«A minha candidatura é uma hipótese. Eu acho que, estando o PS no poder, a estrutura do Algarve tem ainda mais obrigações, que passam por exigir e lutar por aquilo que são as principais bandeiras do Algarve, mesmo que isso cause alguns amargos de boca e confrontos com as lideranças nacionais. Tenho receio que, com a liderança atual, isso não aconteça», disse o edil olhanense, numa entrevista ao Sul Informação.

Sede do PS Algarve em FaroCerta é a recandidatura de António Eusébio, eleito como deputado nas últimas Eleições Legislativas, estando atualmente a representar o Algarve na Assembleia da República. Eusébio já anunciou que apresentará uma lista, numa missiva dirigida aos militantes algarvios do PS.

«São tempos de uma nova atitude, de partilha de políticas de esquerda. Políticas que voltam a colocar as pessoas em primeiro lugar, políticas que pretendem um Estado mais Forte e ao serviço de todos», defende o ainda presidente da Federação, na carta enviada aos socialistas algarvios.

Resta saber se irá sozinho, ou se terá de enfrentar um ou mais candidatos. O facto de haver duas personalidades a perfilar-se não significa obrigatoriamente que haja duas candidaturas de oposição. Tanto Miguel Freitas como António Pina foram apoiantes de António José Seguro, nas últimas eleições internas do PS, a nível nacional, ao contrário de António Eusébio, que apoiou o atual Primeiro-Ministro e líder do PS António Costa, o que faz antever que possa haver algum tipo de concertação para uma eventual candidatura alternativa.

Comentários

pub