Algarve no top dos 16 melhores lugares do Mundo para observar aves

A costa algarvia em geral, e Sagres em particular, estão na lista dos dezasseis melhores lugares do mundo para observação […]

Festival de Observação de Aves Sagres - Foto de Elisabete Rodrigues|Sul Informação
Festival de Observação de Aves Sagres – Foto de Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A costa algarvia em geral, e Sagres em particular, estão na lista dos dezasseis melhores lugares do mundo para observação de aves, segundo a publicação espanhola dedicada aos consumidores “Eroski Consumer”, que cita a opinião de especialistas em ornitologia.

Sobre a costa do Algarve, o jornalista ambiental Javier Rico refere que é uma zona ideal para uma semana de birdwatching, destacando todo o litoral do Cabo de São Vicente até Vila Real de Santo António. “Primeiro vês as aves marinhas em transição migratória. Depois é possível ver de quase tudo, ao longo do ano: espátula, flamingo, pisco, andorinhas, tarambolas, falcão-peregrino, tecelão-de-cabeça-preta” refere Javier Rico.

O Algarve, que é mesmo a única zona do Sul da Europa a integrar a lista, surge a par de regiões como a ilha de Borneo, a Costa Rica, os Everglades (na Florida, Estados Unidos), a Finlândia e a península de Váranger (Noruega), o Fiorde de Breiðafjörður (Islândia), o Parque Nacional de Iguaçu, com as suas famosas cataratas, e os pântanos de Esteros del Iberá, no norte da Argentina, bem como o Pantanal brasileiro, a Papua/Nova Guiné, os Parques Nacionais de Manu (Peru), Soberanía (Panamá), do Banco de Arguin (Mauritânia), os Parques Naturais de Djoudj (Senegal) e Diawling (Mauritânia), a Patagónia e a Terra do Fogo (Argentina e Chile), Queensland (Austrália), a África do Sul e ainda Tânzania e Quénia.

Birdwatchers, no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres - Foto: Nuno Barros
Birdwatchers, no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres – Foto: Nuno Barros

A Câmara Municipal de Vila do Bispo, saudando a integração da região algarvia em geral e deste concelho em particular, na lista, salienta que todos os anos, no primeiro fim-de-semana de outubro, a autarquia organiza, com a SPEA e a Almargem, o Festival de Observação de Aves de Sagres & Atividades de Natureza.

Este que é o único festival de birdwatching em toda a Europa, em 2015, na sua 6ª edição, atraiu mais de 1000 participantes, provenientes de 20 países: Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Suécia, Rússia, Alemanha, Holanda, França, Noruega, Suíça, Dinamarca, Polónia, Bélgica, Itália, Austrália, África do Sul, República Checa, Irlanda e Bielorrússia.

Foram observadas 150 espécies de aves diferentes, um recorde face às edições anteriores.

Comentários

pub