2015 foi ano quente, mas foi a chuva que deixou marcas

O forte temporal que atingiu o Algarve, no dia 1 de Novembro, e deixou um impressionante rasto de destruição sobretudo […]

Albufeira, largo da Praia dos Pescadores - foto de Adriana Filipa
Albufeira, largo da Praia dos Pescadores – foto de Adriana Filipa

O forte temporal que atingiu o Algarve, no dia 1 de Novembro, e deixou um impressionante rasto de destruição sobretudo na Baixa de Albufeira, foi um dos momentos mais marcantes de 2015, no Algarve.

Num ano em que os incêndios florestais foram residuais e que, entre os três fogos de maiores dimensões, dois foram fora do período de maior risco, foi a água que trouxe maior aflição, não só aos albufeirenses, mas à população de outras localidades, como Boliqueime, Quarteira, Ferreiras, Algoz ou Alcantarilha.

O que também causou preocupações, e bem fortes, foram as demolições. A Sociedade Polis Ria Formosa começou a tomar posse administrativa de casas na Praia de Faro, tendo em vista a sua demolição, em Janeiro, e o descontentamento das populações depressa se fez sentir.

Entre manifestações e providências cautelares, as demolições avançaram nos ilhotes e na Península do Ancão, mas esbarraram nos camaleões da Ilha da Culatra. O Tribunal Administrativo de Loulé deu provimento a uma providência cautelar apresentada por um grupo de habitantes daquela ilha barreira e suspendeu as tomadas de posse administrativas no Farol e nos Hangares.

2015 foi, igualmente, o ano em que recomeçaram as obras na EN125, após a renegociação do contrato entre o Governo e a concessionária Rotas do Algarve Litoral. O Estado reduziu substancialmente o valor da obra, mas também retirou da alçada da PPP o troço desta nacional entre Olhão e Vila Real de Santo António.

Recorde aqui, mês a mês, como foi o ano de 2015:

 

Foto Carlos Filipe de Sousa
Demolições da Ria Formosa – Foto Carlos Filipe de Sousa

JANEIRO
Na Ria Formosa, as demolições marcaram 2015. No início do ano, ficou concluída a tomada de posse administrativa das casas na Praia de Faro pela Sociedade Polis, mas este foi só o primeiro passo de uma situação que teve vários episódios ao longo do ano.

A noite de 16 de Janeiro esteve longe de ser pacífica em Olhão. Vários atos de vandalismo mudaram a face de edifícios públicos e lojas na cidade e nem a imagem de Nossa Senhora da Graça, na frontaria do edifício do Compromisso Marítimo (Museu de Olhão) escapou.

Bem perto da baixa pairou a ameaça do desaparecimento da equipa de futebol do Olhanense. Os jogadores apresentaram um pré-aviso de rescisão coletiva devido a salários em atraso e a direção do clube teve de correr contra o tempo para resolver a situação.

No outro lado do Algarve, em Vila do Bispo, foi a política a centrar as atenções. O presidente da Câmara Adelino Soares retirou a confiança política ao vereador Afonso Nascimento e colocou o executivo socialista em situação de minoria.

Na saúde, o ano começou com a promessa do então ministro da Saúde, Paulo Macedo, de dar incentivos monetários e fiscais a médicos que ocupassem vagas no Algarve. Mas os problemas neste setor, na região, arrastaram-se ao longo do ano.

A fechar o mês de Janeiro, uma boa notícia: o Promontório de Sagres foi selecionado pela autoridade nacional responsável pela pré-seleção, para a submissão de candidatura à Marca do Património Europeu.

 

41ª Volta Algarve Liberty Seguros - Photo João Fonseca
Geraint Thomas na chegada a Monchique – Foto João Fonseca

FEVEREIRO
No segundo mês do ano, Loulé assumiu o estatuto de Cidade Europeia do Desporto, uma distinção que levou ao concelho, ao longo de 2015, várias dezenas de eventos desportivos para todos os gostos e idades.

Um dos maiores incêndios da região, neste ano, aconteceu logo em Fevereiro. No dia 17, um fogo no Morgado do Reguengo foi combatido por mais de 90 operacionais apoiados por 30 veículos e três máquinas de rasto.

Na Volta ao Algarve em 2015, Geraint Thomas, da equipa Sky, foi o corredor que precisou de menos tempo para concluir as cinco etapas da prova.

No final do mês, Michal O’Leary, CEO da Ryanair, viajou até ao Algarve com boas notícias. A companhia aérea irlandesa anunciou o aumento da sua atividade no Aeroporto de Faro durante o inverno de 2015, com a criação de uma rota (Memmingem – Munique) e o aumento de periodicidade de mais duas. O’Leary  estimou que este investimento pudesse criar 1600 postos de trabalho diretos e indiretos anuais.

 

Marilu Santana acorrentada pela cintura às escadas
Marilu Santana acorrentada pela cintura às escadas

MARÇO
O Parque de Campismo da Praia de Faro foi um dos temas quentes do mês de Março. O presidente da Câmara adiantou a intenção de converter o espaço num parque de estacionamento, mas a proposta foi chumbada na reunião de Câmara e motivou protestos da Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo. No final do mês foi apresentada nova proposta por Rogério Bacalhau, agora para a reabertura do parque, com novas regras de rotatividade.

Nas estradas algarvias, Março também não foi um mês calmo. No dia 15, um motociclista de 51 anos morreu quando a sua moto foi abalroada por um automóvel, na EN2, no Sítio do Chelote, à entrada de Faro. Três dias depois um jovem de 20 anos morreu, depois de o automóvel que conduzia ter chocado de frente contra um camião, na EN125, na zona de Vale de Éguas, Almancil.

As demolições na Praia de Faro levaram uma mulher a barricar-se no interior da sua casa, no dia 19 de Março, quando as máquinas ao serviço da Sociedade Polis se preparavam para derrubar a habitação. O protesto não conseguiu parar a demolição.

No dia seguinte, Marilu Santana optou pela mesma forma de protesto para exigir o pagamento de salários em atraso no Clube Praia da Rocha, em Portimão, onde trabalhava. Ao fim de 16 dias e 15 noites, a luta de Marilu Santana e dos seus 15 colegas deu resultado e foi assinado um acordo entre o administrador do Clube Praia da Rocha e os trabalhadores, para o pagamento dos salários. 

O Metopossauros algarvensis revelou-se aos olhos do Mundo em Março de 2015. O anfíbio carnívoro, que habitou a Terra no início da era dos dinossauros, foi identificado na região de Loulé através de ossos encontrados em rochas de um antigo lago.

Outro dos temas que marcou 2015 foi a exploração de petróleo e gás natural na costa algarvia. A Plataforma Algarve Livre de Petróleo queixava-se, em Março, de falta de informação sobre os riscos ambientais e económicos para a região e pedia que fosse feito e divulgado um estudo de impacto ambiental.

 

Polícia Marítima tentou manter a calma dos ilhéus
Polícia Marítima tentou manter a calma dos ilhéus

ABRIL

A solução para o Parque de Campismo da Praia de Faro foi conhecida no início do mês. Em reunião de Câmara, foi aprovada uma proposta da CDU para renovar o espaço, que deve abrir este ano.

Nas estradas algarvias, Abril foi um mês negro. No dia 9, um acidente na A22, na zona de Vila Nova de Cacela, causou um morto e dois feridos e, no dia 19, o músico tavirense Miguel Drago morreu na sequência de um choque frontal na EN125, perto do Algarve Shopping, na Guia. Não muito longe deste local, na Guia, no último dia do mês, um despiste de um autocarro fez uma vítima mortal e feriu oito pessoas.

No dia 13 de abril, começaram os trabalhos de alimentação artificial da Praia D. Ana, em Lagos, uma obra que motivou críticas de associações ambientalistas ao longo do ano.

Abril foi um mês decisivo no processo de demolições na Ria Formosa, nomeadamente no núcleo do Farol. O Tribunal Administrativo de Loulé aceitou várias providências cautelares interpostas por proprietários de casas naquele núcleo habitacional e, no dia 27, os técnicos da Sociedade Polis “esbarraram” no camaleão, e voltaram para trás quando se preparavam para tomar posse de administrativa de várias habitações. A luta passou a ser travada nos tribunais.

A primeira edição do Algarve Nature Week começou a 17 de Abril. A mostra reuniu 6000 pessoas no Passeio Ribeirinho, em Faro.

No dia 22, um homem de 50 anos, caseiro numa quinta em Monte Farelos, em Alcoutim, matou a tiro o patrão a tiro de caçadeira.

O mês terminou com a notícia da morte do advogado Francisco Florêncio, presidente da Assembleia Municipal de Portimão.

 
sampaio da novoa honoris causa ualg (47)

MAIO
A Festa da Pinha teve poucos motivos para ser celebrada em 2015. No dia 2, o atrelado de um trator carregado de pessoas virou-se, durante a romaria e provocou 10 feridos.

As questões políticas em Vila do Bispo voltaram a ser notícia em Maio, quando a concelhia do PS retirou a confiança política a Adelino Soares, presidente da Câmara eleito e membro daquele partido.

Maio não foi só um mês quente em Vila do Bispo. O IPMA registou, no dia 13, a temperatura mais elevada de sempre numa das suas estações meteorológicas durante um mês de Maio, com 40 graus atingidos em Beja.

Sampaio da Nóvoa, então ainda candidato não oficial a Presidente da República, recebeu no dia 7 de Maio o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Algarve. Nos discursos da cerimónia, o estado do ensino foi alvo de críticas.

2015 podia ter sido o ano de estreia do programa televisivo «Golfinhos com Estrelas» da SIC, que resultava de uma parceria com o Zoomarine, mas pareceres desfavoráveis de entidades que regulam a atividade do parque temático algarvio levaram à sua suspensão.

A notícia da abertura do IKEA, em Loulé, em 2016, chegou no dia 20 de maio. A multinacional sueca anunciou já ter recebido as licenças comerciais que lhe permitiram avançar com o projeto de construção.

No dia 28, o homicídio de uma mulher de 31 anos, em Faro, chocou a capital algarvia. Em plena luz do dia, o ex-marido entrou pelo snack-bar onde a vítima trabalhava e atingiu-a com vários tiros de caçadeira. A mulher acabou por morrer no hospital.

O título de futebol distrital algarvio ficou entregue ao Almancilense no dia 30. A equipa do concelho de Loulé subiu ao CNS depois de um campeonato disputado ponto a ponto com o Moncarapachense.

 
acidente autocarro

JUNHO
O mês de Junho começou com o anúncio da GNR que um dos principais traficantes de haxixe do Algarve tinha sido preso em Quarteira. Quatro pessoas foram detidas na operação que apreendeu mais de 80 mil doses de haxixe e várias armas de fogo.

Na noite de dia 17, um acidente com um autocarro com turistas holandeses na Via do Infante, na zona de Albufeira, provocou quatro mortos e 31 feridos. O balanço inicial apontava para três vítimas mortais, mas o número aumentou para quatro, dois dias depois, uma vez que uma mulher de 64 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

No dia 20, outro despiste de um autocarro que tinha partido de Lagos em direção a Lisboa, com paragem em Vale Paraíso, provocou três mortos e 17 feridos. O acidente aconteceu na A2, perto da estação de serviço de Almodôvar.

O mês terminou com a notícia da abertura da Variante a Lagos no dia 1 de Julho.

 
Pedro Passos Coelho_nuno costa_4

JULHO
A primeira edição do Alameda Beer Fest, em Faro, “abriu” o mês de Julho, com o Jardim da Alameda cheio de visitantes para provarem algumas das 140 variedades de cerveja artesanal.

A possibilidade de a área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina se tornar Património Natural da Humanidade, através de uma candidatura que reúne os concelhos de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo, foi conhecida a 7 de julho.

No dia seguinte, foi o município de Vila Real de Santo António a revelar que foi convidado pela UNESCO a candidatar o núcleo pombalino do centro histórico e a vila de Cacela Velha à Lista Indicativa do Património Mundial.

A nível nacional, Vila do Bispo foi considerado o Município do Ano Portugal 2015, que reconhece as boas práticas do poder local, com o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres.

2015 foi um ano de mudança para o Aeroporto de Faro, com a chegada de Alberto Mota Borges para assumir o cargo de diretor da infraestrutura e com o início de obras de melhoramento da aerogare que foram apresentadas a 10 de julho.

A 18 de julho, mais uma vítima mortal nas estradas algarvias. Um atropelamento seguido de despiste na estrada que dá acesso ao Aeroporto de Faro, provocou um morto e dois feridos graves.

O então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho deu uma entrevista aos mais importantes jornais regionais do país, entre os quais o Sul Informação, onde anunciou a intenção de baixar os preços das portagens nas ex-Scut, nomeadamente na Via do Infante.

 
Acidente Patã_2

AGOSTO
A 3 de Agosto arrancaram as obras de construção da loja IKEA, no concelho de Loulé, mas só no dia 28 foram oficialmente lançadas pelo então vice primeiro-ministro Paulo Portas. A loja deve abrir nos primeiros meses de 2017.

Foram mais de três anos de espera para reabrir a velhinha Ponte D. Maria, em Lagos, que encerrou ao trânsito por razões de segurança. A reabertura aconteceu a 10 de agosto, depois de meses de obras.

Dois acidentes graves na EN125 aumentaram a contagem de vítimas mortais nesta estrada em 2015. O primeiro, no dia 9, perto de Lagoa, fez dois mortos e quatro feridos. E, no dia 17, uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros, na zona da Patã, vitimou três pessoas. Para este dia estava marcada a inauguração da Variante a Faro pelo Ministro da Economia mas, por respeito às vítimas, esta abriu ao trânsito sem cerimónia.

No dia 20, uma fuga de amoníaco na fábrica de gelo do Porto de Olhão, feriu sete bombeiros e um militar da GNR, mas sem gravidade.

 
Quiosque Valério de Olhão prémio Euromilhões_2

SETEMBRO
A crise dos refugiados não passou ao lado do Algarve. Em Setembro, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Moncarapacho/Fuseta mostrou-se disponível para instalar um campo de refugiados num terreno que lhe foi cedido, na Fuseta. No entanto, o projeto não avançou porque a localização proposta não era do agrado da Câmara de Olhão.

Na saúde, mais problemas para o Centro Hospitalar do Algarve. No início do mês, a Ordem dos Médicos (OM) denunciou que a especialidade de Cirurgia Geral do CHA estava em situação de rutura.

Setembro é o mês do regresso às aulas e, para a Universidade do Algarve, 2015 foi um bom ano, uma vez que a academia algarvia foi a instituição que mais cresceu entre o conjunto das universidades portuguesas, no número de alunos colocados na primeira fase.

Mas a UAlg não foi só falada pelos melhores motivos. Uma praxe na Praia de Faro, praticada na noite de 23 de Setembro, levou uma aluna do curso de Biologia para o hospital e foi instaurado um inquérito para apurar responsabilidades.

No turismo, 2015 foi um bom ano para o Algarve e o World Travel Awards voltou a considerar a região como o melhor Destino de Praia da Europa.

Quem também quer o reconhecimento europeu é a cidade de Faro que anunciou a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O legado deixado no Algarve pelo Infante D. Henrique, impulsionador dos Descobrimentos, inspirou a pré candidatura denominada «Lugares da Primeira Globalização» à integração na lista indicativa de Património Mundial da UNESCO, que também foi formalizada em Setembro.

O mês terminou no Algarve com um novo euromilionário. Um quiosque em Olhão registou o primeiro prémio do sorteio e fez uma festa de arromba para comemorar.

 
Sequestro Barricado Lagos CPCJ (7)

OUTUBRO
O maior incêndio florestal de 2015 no Algarve aconteceu em Outubro, no dia 1, no concelho de Monchique. O fogo obrigou a evacuar casas, feriu um bombeiro e destruiu uma viatura.

O décimo mês do ano fica marcado pelas eleições legislativas, realizadas no dia 4 de outubro. Se não se lembra dos resultados e dos deputados eleitos, pode recordá-los na infografia do Sul Informação.

Um dia depois das eleições, um homem barricou-se na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos, fazendo três reféns. Tudo acabou em bem depois de negociações que duraram oito horas.

O que era para ter acontecido em Julho, acabou por acontecer três meses mais tarde: a reabertura da Passagem de Nível de Olhão.

O mês prosseguiu a alta velocidade com a presença dos ex-apresentadores de Top Gear no Algarve em gravações para o seu mais recente programa, ainda por estrear. Apesar de todo o secretismo das gravações, o Sul Informação revelou por onde andou Jeremy Clarkson e companhia.

A 21 de Outubro, o Algarve “abanou” com um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter. O tremor de terra foi sentido em todo o Barlavento e, em Silves, houve escolas evacuadas.
albufeira_nelson brito_20

NOVEMBRO
Se Outubro começou com problemas causados pelo fogo, Novembro começou com problemas causados pela água que caiu do céu, com inundações em vários pontos do Algarve. No dia 1 choveu mais do que é normal chover em todo o mês de Novembro. Silves, Loulé e Albufeira foram os concelhos mais afetados.

Para além dos prejuízos monetários, houve uma vítima mortal a lamentar em Boliqueime. Os dias que se seguiram foram de limpezas em Albufeira, que viu a sua baixa ficar totalmente destruída pela força das águas.

Com o final do ano a aproximar-se, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, fez um balanço muito positivo do setor do turismo em 2015.  O que se escreve lá fora sobre a região pode ter ajudado. Como, por exemplo, o artigo do Telegraph que considerou Tavira uma das 21 cidades mais belas e desconhecidas do Velho Continente.

Também desconhecida é a cidade romana de Balsa que está em risco de ser coberta por estufas.

Em Novembro o Governo PSD/CDS-PP deu lugar ao Governo PS que conta com caras bem conhecidas dos algarvios. João Soares, que foi eleito deputado pelo Algarve nas anteriores legislaturas, é o ministro da Cultura enquanto o ministro das Finanças, Mário Centeno, é nascido e criado em Vila Real de Santo António. José Apolinário, que foi o cabeça de lista pelo Algarve nas listas do PS, é o secretário de Estado das Pescas.

 
Incêndio no parque da rent a car LuzCar Faro_4

DEZEMBRO
No mês de Dezembro de 2015, soube-se que Albufeira se prepara para investir até 15 milhões de euros num plano de drenagem da bacia da ribeira de Albufeira, de modo a evitar a repetição das enxurradas que, a 1 de Novembro, causaram cerca de 25 milhões de euros de prejuízo.

Por outro lado, também se soube que o investimento de 55 milhões previsto pelo Governo para a requalificação da Linha do Algarve poderá cair por terra.

Estes foram apenas dois dos vários temas que estiveram na ordem do dia, em Dezembro. A meio do mês, cerca de 30 carros arderam num parque de estacionamento da empresa de rent-a-car Luzcar, perto do Aeroporto de Faro.

Na véspera de Natal, novo incêndio, desta vez no motor de um avião com 244 passageiros que seguia para Madrid, vindo do Peru, que obrigou a uma aterragem de emergência naquela infraestrutura aeroportuária. No final, tudo acabou bem.

Outros temas “quentes” foi o dos refugiados, com o Sul Informação a proporcionar, em exclusivo, um relato feito na primeira pessoa por um estudante sírio que está a estudar na Universidade do Algarve. Também a prospeção de petróleo e o primeiro voo da ligação entre Portimão e Bragança foram temas quentes.

No penúltimo dia do ano, as demolições voltaram a motivar uma manifestação, desta vez frente ao Chalé João Lúcio, onde se decidiu pela continuidade da Sociedade polis Ria Formosa por mais um ano.

No desporto, o Sporting encontrou parceiros em Tavira para criar uma nova equipa profissional, nesta modalidade, a Sporting Clube de Portugal/Tavira, cuja ambição é ganhar a Volta a Portugal, já em 2016.

 

 

 

Comentários

pub