Vila do Bispo recebe sessão contra exploração de gás de xisto

Uma sessão de esclarecimento sobre a exploração de petróleo e gás de xisto no Algarve vai ter lugar no salão […]

stop fracking vila do bispoUma sessão de esclarecimento sobre a exploração de petróleo e gás de xisto no Algarve vai ter lugar no salão dos Bombeiros de Vila do Bispo, na quarta-feira, dia 16 de Dezembro, às 20h30, numa iniciativa do grupo de Facebook «Stop Fracking Vila do Bispo».

A sessão, aberta a todos os interessados, contará com a presença de elementos da Plataforma Algarve Livre de Petróleo e da ASMAA.

O concelho de Vila do Bispo insere-se na área do contrato “Aljezur”, que foi concessionado à PortFuel, do empresário algarvio Sousa Cintra, empresa com quem o anterior Governo, através da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), celebrou contratos de concessão, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nas áreas designadas por Aljezur e Tavira.

Na quinta-feira, a Câmara Municipal de Aljezur manifestou, em nota pública, a sua «frontal oposição» à exploração de hidrocarbonetos no Algarve, em especial no território deste concelho da Costa Vicentina, criticando a falta de informação sobre todo o processo.

Também a Assembleia Municipal de Vila do Bispo tinha já condenado, em Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda e aprovada por maioria, a prospeção e eventual exploração de hidrocarbonetos no mar e em terra, no Algarve.

Comentários

pub