Sporting junta-se a Tavira para criar equipa profissional de ciclismo

O Sporting Clube de Portugal vai encetar uma parceria com o Clube de Ciclismo de Tavira e a Câmara de […]

Banco BIC Carmim 2014O Sporting Clube de Portugal vai encetar uma parceria com o Clube de Ciclismo de Tavira e a Câmara de Tavira para a formação de uma equipa profissional de ciclismo.

Esta quarta-feira, tanto o clube lisboeta como a autarquia tavirense anunciaram oficialmente que será assinado um protocolo entre estas duas entidades e o clube algarvio, no dia 28 de Dezembro, às 11h30, em Tavira.

Nenhuma das entidades deu pormenores sobre o acordo, nomeadamente sobre qual será a sua duração. Mas a intenção do clube lisboeta de voltar a ter uma equipa desta modalidade era já conhecida e o desejo expresso pelos dirigentes leoninos era de que o regresso acontecesse em 2016.

Ainda chegou a ser anunciado um acordo eminente entre o Sporting e a W52, equipa que venceu as últimas edições da Volta a Portugal, que acabou por se unir ao Futebol Clube do Porto. Numa reação à falha nas negociações com o clube da Lixa, que a comunicação social nacional chegou a dar como encerradas, o presidente dos “leões” Bruno de Carvalho assegurou que foi o Sporting a não querer avançar com a parceria, levantando suspeitas sobre «a ética e a verdade desportiva» do clube do Norte.

O Sporting prometeu ir à procura de novos parceiros e encontrou-os no Algarve. Segundo a Câmara de Tavira, o município entra na parceria porque é sua «competência apoiar e fomentar atividades desportivas».

«Estando este executivo empenhado numa política dinâmica de fomento do desporto, nas suas vertentes lúdica, formativa e cívica, num contexto económico difícil, o acordo potenciará a criação de condições para o desenvolvimento de uma parceria que permitirá alavancar os resultados desportivos no concelho», considerou a autarquia tavirense, numa nota de imprensa.

ciclismoJá o Sporting diz, num comunicado publicado no seu site, que, na sessão da próxima segunda-feira, será sublinhada «a importância dada pelo Sporting Clube de Portugal à sua inquestionável referência como maior potência desportiva nacional, através da descentralização e ligação a uma região como o Algarve, que merece há muito uma atenção que as instituições ligadas ao fenómeno desportivo tantas vezes negligenciam por se focarem apenas em cidades ou regiões».

No mesmo comunicado, o clube lisboeta anuncia que irá reforçar a «sua aposta na formação de atletas e de Homens» através da parceira com o Clube de Ciclismo de Tavira, «uma instituição que se destaca não só por ser a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta, mas também por ser um autêntico viveiro dos maiores talentos da modalidade».

O Sporting Clube de Portugal salienta que a constituição desta equipa é «resultante do esforço, do empenho e do sonho» do vice-presidente do clube Vicente de Moura.

Comentários

pub